Saúde Financeira

31/10/2015 03:20 - Atualizado em 04/11/2016 03:25

Entenda as cotações e o que elas representam

Consultor explica o impacto das cotações no mercado financeiro e como apostar nesse negócio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que as cotações refletem na economia de toda a sociedade? Até mesmo quem não trabalha com investimentos no mercado financeiro é atingindo pela variação de valores.

Bruno Papi, consultor financeiro e fundador do site General Investidor, conversou com o Vivo Mais Saudável e explicou um pouco sobre esse universo. Tire suas dúvidas e, quem sabe, invista nesse de negócio.

Casal acompanhando a variação das cotações em gráficos no computador

Entendendo as cotações

Segundo Bruno, chamamos de cotação os preços dos ativos no Mercado de Valores, como, por exemplo, uma ação, um fundo imobiliário ou um título público. É o termo utilizado por investidores para definir o preço de um investimento em determinado momento.

Essa cotação é definida pela oferta e pela demanda. Quando muitas pessoas querem o ativo, normalmente sua cotação sobe, pois elas estão dispostas a pagar mais por ele. Já quando poucos estão interessados, o valor tende a cair.

Para o consultor financeiro, as cotações mais observadas são as do Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores, e do dólar.

"Normalmente, elas são as mais acompanhadas porque impactam os investidores no mercado financeiro diretamente, seja beneficiando ou prejudicando. Isso reflete não só nos investimentos de pessoas físicas, mas, também, de empresas, no caso da cotação do dólar subir muito ou cair demais", esclarece Bruno.

Saiba Mais
Como economizar dinheiro: Aprenda 3 dicas
Drible a alta do dólar turismo e viaje sem prejuízo
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças

Impacto das cotações nas finanças pessoais

O impacto nas finanças de uma pessoa comum pode ocorrer em vários sentidos. "No caso do dólar, sua cotação é sentida bem rapidamente nos preços de produtos importados como, por exemplo, eletrônicos ou a própria farinha de trigo, o que aumenta o preço do pãozinho na padaria que é consumido diariamente", explica o consultor financeiro.

Outro exemplo é a cotação do barril de petróleo, que influencia no aumento ou na queda dos preços dos combustíveis. Isso é repassado nos valores das passagens de ônibus e de avião, já que fica mais caro abastecer esses veículos e o consumidor acaba pagando a conta.

As cotações podem ser acompanhadas em sites de investimentos, com um pequeno atraso, ou em corretoras de valores, em tempo real. Elas servem para muitas negociações e influenciam operações financeiras diretamente.

Você está pensando em investir? Costuma acompanhar o mercado e suas cotações? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e qualidade de vida aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
investimento
ações
bolsa de valores
preços

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ