Saúde Financeira

27/11/2015 02:19 - Atualizado em 06/12/2016 06:41

Economize nas lembranças de Natal com 4 dicas

É possível enfrentar a crise econômica e, ainda assim, presentear as pessoas queridas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O jantar de 24 de dezembro não fica completo sem a troca de lembranças de Natal. O problema é que, devido à crise econômica, o saco de presentes pode não ser tão farto quanto em anos anteriores. Ainda assim, é possível driblar o orçamento apertado sem desapontar os familiares.

Que a situação não está fácil, todo mundo já sabe. Segundo um estudo nacional realizado pela consultoria Boa Vista SCPC, o valor médio gasto pelo brasileiro com presentes de Natal será de 48 reais por pessoa. Esse número é 5,5% mais baixo que o constatado no ano passado, na mesma época.

Quer saber como economizar nas compras de fim de ano e garantir um dinheiro extra para a ceia? Confira as dicas do Vivo Mais Saudável.

criança abrindo a primeira das lembranças de natal

Economize nas lembranças de Natal

1. Saiba quanto gastar

Decida qual será o valor máximo por pessoa e mantenha-se forte. Pesquise em diferentes lojas e encontre as melhores promoções. Ao economizar cinco ou dez reais de cada vez, talvez até sobre grana para uma lembrancinha extra para o amigo ou o colega que ficou de fora da lista de presentes.

2. Vá sozinho às compras

Jamais leve crianças ou alguma amiga consumista para comprar as lembranças de fim de ano. A impulsividade deixa qualquer um zonzo e dificulta a escolha. Para facilitar, anote sugestões de presentes para cada pessoa e encaixe essas opções no seu orçamento. Assim, você já sai de casa com uma ideia mais clara do que levar.

3. Pague à vista

Os juros das compras parceladas são muito altos. O ideal é já reservar com antecedência o dinheiro necessário para as lembranças de Natal. Além disso, a compra à vista possibilita pechinchar e conseguir descontos. Lembre-se que janeiro vem logo aí, junto com IPVA, material escolar e tantos outros investimentos sazonais. As contas não dão trégua!

4. Compre com antecedência

Mais tranquila, a compra antecipada também assegura maior variedade de produtos para a sua escolha. Jamais deixe tudo para a última hora. Você vai se estressar com filas, aglomerações nas lojas e falta de opções mais em conta.

Saiba Mais
Dicas para preparar a lista de presentes de Natal
Saiba aproveitar o novo ano para corrigir maus hábitos
Fim de ano: Como lidar com a depressão nessa época

3 lembranças de Natal que estão com tudo

1. Capinha para celular

Quem não gosta? Com valores variados, os cases de proteção para os smartphones são um presente útil e acessível. Procure pelos personagens, cores ou desenhos que o seu presenteado mais gosta.

2. Camisetas com frases engraçadinhas

Os memes da internet já "vazaram" para o mundo offline. Procure lojas online especializadas nesses produtos. Além de garantir um presente bacana, você não precisa encarar filas. Lembre-se, porém, de comprar com antecedência e de contar com o valor do frete.

3. Caneca decorada

Você pode tornar o hábito do cafezinho no trabalho mais divertido. Escolha canecas coloridas, com frases e desenhos que combinem com o presenteado. Você encontra diversas opções na internet ou em lojas especializadas.

Tem outras ideias de lembranças de Natal que sempre funcionam? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
compras de natal
fim de ano
lista de presentes
pechinchar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ