Saúde Financeira

16/11/2015 11:29 - Atualizado em 05/11/2016 02:33

Economize nas compras online com 4 dicas

As facilidades da internet podem ser boas aliadas de quem procura preços baixos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Além da conveniência e da praticidade, realizar compras online também é uma ótima forma de economizar. Em geral, os consumidores encontram um custo mais baixo que em lojas físicas, além de maior variedade de produtos, opções de parcelamentos e promoções mais vantajosas.

O e-commerce também permite facilidades como a pesquisa rápida em uma série de lojas diferentes, com acesso aos comentários e opiniões de outros consumidores sobre o produto, Ainda assim, é preciso ter alguns cuidados na hora de comprar pela internet para garantir a segurança e a qualidade da transação.

mulher com cartão de crédito e notebook para fazer compras online

4 dicas para economizar nas compras online

1. Conheça o produto antes

Decida o que você quer comprar e conheça bem o produto, pesquisando em sites, fóruns ou até mesmo com amigos que tenham adquirido o artigo. Se achar necessário, vá até lojas físicas e teste o modelo do celular ou prove o sapato desejado, por exemplo. Assim você decide se realmente é a opção certa para você e garante boas compras online.

2. Pesquise em várias lojas

Aproveite a comodidade da internet e pesquise nos sites de busca. Uma boa opção são os serviços que fazem a comparação dos preços de um mesmo produto em várias lojas diferentes, apontando as melhores opções. Pesquise e compare valores, condições de entrega e confiabilidade da loja.

3. Use cupons de desconto

As principais lojas brasileiras oferecem cupons de desconto em alguns sites específicos para compras online. Fazendo a busca pelo produto, você pode encontrar descontos de até 50% para a loja com melhor preço no buscador.

4. Aproveite promoções

A frequência de promoções e a porcentagem de desconto na internet é muito maior que nas lojas físicas. Por isso, espere por esses momentos para conferir se o produto desejado está mais em conta e se vale a pena.

Saiba Mais
Como economizar dinheiro: Aprenda 3 dicas
Fuja do endividamento com dicas simples
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças

Principais cuidados nas compras online

Apesar de todas as facilidades das compras online, é preciso ter alguns cuidados para garantir a segurança e a qualidade da transação.

Segundo o serviço de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), como o comprador fornece dados pessoais e sigilosos para fechar o negócio, como número do cartão de crédito e endereço, o primeiro passo é cuidar da segurança do computador para evitar que as informações sejam capturadas indevidamente por terceiros.

Além disso, na hora de escolher o site em que serão efetuadas as compras, o consumidor deve assegurar-se de que os responsáveis pela página e as mercadorias ofertadas são de confiança. Para isso, uma boa dica é verificar em sites como o Reclame Aqui se a loja tem uma boa reputação e quais são os tipos de reclamação de outros consumidores.

Desconfie sempre de preços muito baixos, pois há muitas lojas falsas na internet. O comprador online também deve exigir o cupom ou a nota fiscal e guardar todos os dados da compra, como itens adquiridos, valor pago, forma de pagamento e número de protocolo ou do pedido.

Depois da compra, caso se arrependa, a pessoa está protegida pelo artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, que permite o cancelamento no prazo máximo de sete dias corridos, contados a partir da data da compra ou do recebimento do produto.

Você costuma comprar pela internet? Ou é daqueles que ainda têm receio? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
internet
loja online
vendas
consumo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ