Saúde Financeira

21/03/2016 04:00 - Atualizado em 05/11/2016 12:59

Economize na Semana Santa com 4 dicas

Datas especiais exige cuidados extras com o seu bolso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A saúde financeira do brasileiro, devido aos problemas econômicos do país, não está das melhores. E a situação fica ainda mais delicada em épocas festivas. Com a Semana Santa e o feriado de Páscoa chegando, os cuidados com o orçamento precisam ser redobrados.

Para se ter uma ideia, em duas pesquisas de preços realizadas pelos Procons de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul, foi constatada uma discrepância de valores na comparação de produtos típicos dessas festas. No estado catarinense, a comparação foi em relação ao ano passado, e a diferença no preço do chocolate chegou a ser de 38,96%.

Já no levantamento feito pelo órgão sul-mato-grossense, a comparação foi em diferentes estabelecimentos. Nesse caso, os preços dos ovos de chocolate ficaram
distantes em até 16,11%.

almoço de semana santa em família

Como economizar na Semana Santa

Com preços tão elevados, como fazer para economizar na Semana Santa? A saída, segundo a educadora financeira Cintia Senna, é lembrar que essa é uma época em que a ideia é reunir a família e os amigos, e não necessariamente consumir.

“Uma forma legal e participativa de economizar é orientar para que cada membro da família possa contribuir para o almoço, seja com a parte de fazer os itens necessários, bem como de cada um ser responsável por levar um produto. Assim, não fica pesado para apenas uma pessoa, geralmente a que recebe os familiares”, sugere Cintia.

Outra maneira de poupar dinheiro é pesquisar e comparar preços. Não deixar para escolher de última hora e pechinchar são ótimas estratégias. Optar por produtos não apenas pela marca, mas pela qualidade, e escolher uma quantia certa para que não haja desperdício também são alternativas.

Mais dicas para poupar no feriado

Dito isso, a educadora financeira dá mais quatro dicas para poupar dinheiro no feriadão sem deixar de aproveitar. Vale reforçar: “O feriado é apenas uma data. Você ainda tem o mês e o restante do ano, com outros compromissos financeiros”, completa.

1. Chocolates e guloseimas da época

Para quem optar pelos famosos ovos de páscoa, a dica é comparar bem, pois como, mostrou a pesquisa do Procon, a diferença de preço desse produto de um estabelecimento para outro é grande. Uma opção legal, até para envolver as crianças, é chamá-las para ajudar na confecção de doces, talvez de seus próprios ovos de chocolate. Vai economizar e ainda divertir a criançada.

2. Viagem no feriado

Para os que adoram pegar a estrada, é possível, sim, viajar no feriadão, desde que haja planejamento para isso. “Não adianta decidir muito em cima da hora, que o valor será maior e as opções de locais, hospedagem e transporte são menores”, adverte Cintia.

A recomendação para viajar nesse ou em qualquer feriado é programar-se e preparar-se com antecedência - caso contrário, não dará bons resultados para você e para seu bolso.

3. Feriado em casa

Para quem não tem dinheiro para viajar, mas mesmo assim quer sair da rotina, também existem boas opções. A dica é optar por passear pela cidade, ou ainda por parques com áreas livres, com direito até a um piquenique - por que não?

4. Almoço fora de casa

Aos que não gostam de cozinhar, a saída pode ser um almoçar em restaurante. No entanto, essa opção exige pesquisa por ofertas em sites ou por pacotes especiais. Conforme o número de pessoas, não faça mais que seu bolso aguente.

“Evite parcelar qualquer compra para esse almoço. Lembre-se que a ideia é reunir os amigos e familiares, comemorar, e não fazer dívidas”, aponta Cintia.

Gostou das dicas para economizar na Semana Santa? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus amigos! E não se esqueça de conferir outras novidades de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Páscoa
feriadão
orçamento familiar
gastar menos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ