Saúde Financeira

07/09/2015 03:04 - Atualizado em 06/12/2016 05:43

Economize na festa de aniversário do seu filho

A comemoração não precisa ser um megaevento para ser divertida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A festa de aniversário é um dos eventos mais esperados pelos pequenos, tanto quanto o Natal e o próprio Dia das Crianças. O motivo? Elas recebem presentes e muita atenção! Porém, se você está com o dinheiro contado, não se preocupe. É possível fazer uma comemoração sem gastar tanto.

As organizadoras de evento Lidiana Paz e Meren Lilia dão dicas de decoração, alimentação e outras alternativas para tornar o aniversário do seu filho mais econômico e divertido. Confira!

crianças numa festa de aniversário

Organização da festa de aniversário

Lidiana e Meren aconselham você a arregaçar as mangas e colocar a mão na massa para economizar. Entretanto, ambas sabem que algumas mães também trabalham e não dispõem de tempo. Por isso, as organizadoras dão sugestões para tornar a comemoração mais barata de formas simples.

Decoração

Busque empresas que vendam kits de festa para a decoração personalizada. Usar os brinquedos da criança também é uma boa ideia para quem quer economizar. Se a filha quer uma festa com tema de boneca, vale usar o brinquedo na decoração da mesa do bolo, por exemplo.

Apesar de importante, a decoração não precisa ser exagerada. Mesas grandiosas e arcos de balão podem ser bonitos visualmente, mas não fazem tanta diferença no fim. Invista em um bolo fantasia, uma toalha clássica e enfeites pequenos.

Alimentação

A comida é essencial em qualquer festa de aniversário, mas isso não significa que você tenha que servir um banquete. As organizadoras lembram: se a vovó sabe preparar doces e bolos, peça ajuda.

Além disso, a comemoração pode contar com sanduíches, salgados, pizzas, cachorro-quente e bebidas refrescantes. Se você gosta de cozinhar, prepare o que puder com antecedência e congele os alimentos no freezer.

O ideal é preparar salgadinhos que possam ser requentados no forno. O mesmo vale para as bebidas. Compre aos poucos, antes da festa, para suavizar os gastos. Uma dica é adquirir os ingredientes em lojas de atacado, onde a quantidade representa menor preço.

Local

A escolha do local também influencia no quanto você irá gastar para fazer a festa de aniversário do seu filho. Segundo as profissionais, usar a própria casa ou o salão de festas do prédio é a melhor opção para quem quer economizar. O aluguel de um espaço fechado é a última opção.

Vale lembrar que o número de convidados precisa ser compatível com o tamanho do ambiente. Ele também influencia diretamente na quantidade de alimentos e adereços que serão comprados.

Saiba Mais
Aprenda 2 receitas saudáveis de bolo de festa
Bolo de pipoca incrementa a festa junina
Saiba como organizar uma festa de 15 anos

Inove no dia da festa

Apesar de ter economizado na organização, isso não quer dizer que a festa de aniversário precise ser sem graça. As brincadeiras infantis servem para dar o diferencial do evento. Veja abaixo algumas opções.

Um piquenique, uma festa do pijama, uma tarde de cinema ou levar alguns amigos para um parque de diversões são opções além da festa que podem divertir seu filho.

Já na comemoração, as crianças adoram brincadeiras de correr e dança das cadeiras, por exemplo, e podem se divertir muito mais assim. Uma caça ao tesouro também pode mantê-las entretidas por um bom tempo.

Se você conhece alguém que tenha videogame, peça o aparelho emprestado. Pergunte ao seu filho as preferências de jogos e alugue alguns.

As especialistas defendem que as festas infantis devam entrar na contramão dos megaeventos.

“Já tem algum tempo que as festas de criança são sinônimo de superproduções e gastos excessivos. Não concordamos com isso. Para nós, a tendência de hoje é a retomada das festas caseiras, onde a criança participa na escolha do tema, das comidas, das brincadeiras e até mesmos na montagem da decoração e dos convites”, ressaltam.

Tem alguma ideia do que fazer na festa de aniversário do seu filho? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar e qualidade de vida aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
festa caseira
economizar
planejamento
orçamento familiar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ