Saúde Financeira

12/09/2015 08:13 - Atualizado em 18/11/2016 06:32

Desvende os segredos de uma vida financeira sadia

As dívidas podem tirar o sono. Para evitá-las, é necessário controlar despesas e investir dinheiro extra.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O dinheiro pode não exatamente comprar a felicidade, mas é preciso admitir que uma vida financeira saudável é bem melhor que perder o sono com as dívidas. Não basta somente poupar: investir também pode trazer bons resultados e renda extra para emergências.

De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), houve um aumento de mais de 4,47% no número de consumidores registrados nos cadastros de inadimplência em julho de 2015, em comparação ao mesmo período em 2014. Veja como não fazer parte dessa estatística.

casal calculando e planejando a vida financeira

Como garantir uma vida financeira saudável

Segundo a consultora financeira Evanilda Rocha, desfrutar de uma boa saúde financeira significa cuidar bem dos seus recursos pessoais, mas também familiares. “É não ter dívidas, economizar e poupar, investir e planejar a própria independência financeira”, garante.

Mas o que significa poupar e por que seria tão importante? Evanilda explica que, após a quitação de dívidas e o início da poupança, uma pessoa deve se preparar para administrar o dinheiro que poupou.

“Poupar significa fazer sobrar dinheiro e investir significa colocar esse dinheiro para trabalhar para você. O objetivo do investimento deverá ser sempre superar a taxa de inflação”, explica a consultora.

De acordo com a profissional, a inflação do ano de 2015 gira por volta dos 10%. Evanilda ressalta que o dinheiro investido deve buscar superar essa taxa - o que pode dificultar a vida financeira daqueles que investem na Caderneta de Poupança, por exemplo, que atualmente rende abaixo da inflação.

A consultora lembra que os títulos do Governo Federal estão, no momento, rendendo bem mais. “O título Tesouro Selic pode ser uma boa opção”, aconselha. Entenda a seguir como funciona a alternativa e confira mais dicas para uma vida financeira mais saudável.

Saiba Mais
Conheça 7 dicas simples para juntar dinheiro
Educação financeira para crianças: O que seu filho precisa saber sobre dinheiro
Reforço no bolso: 7 maneiras de ganhar mais dinheiro

Invista e poupe para uma boa vida financeira

Desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a Companhia Brasileira de Líquida e Custódia (CBLC), o Tesouro Selic é apenas uma das aplicações oferecidas pelo Tesouro Direito, que consiste na venda de títulos públicos a pessoas físicas.

Uma das principais características desse tipo de investimento é que ele possui a renda fixada em algum índice de inflação específico, com pagamento garantido pelo governo. Para o Tesouro Selic, o próprio nome já explica: o número de inflação no qual se baseia é o do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic), taxa básica de juros da economia do Brasil.

O retorno desse investimento é concedido a partir da variação diária da Selic, registrada no dia de liquidação da compra. Ou seja, você faz a aplicação e recebe o investimento na data de vencimento do título.

Além disso, Evanilda afirma que, para conseguir acumular mais dinheiro, é imprescindível que você sempre cuide muito bem do montante que você já possui. Para ela, é importante que a família faça uso constante do orçamento mensal e do planejamento financeiro.

“Saiba sempre para onde está indo o seu dinheiro. Economize e poupe. Além disso, invista em produtos financeiros que rendam acima da taxa de inflação. Se você tiver um hobby que possa render-lhe dinheiro, será ótimo”, ressalta.

Gostou das dicas? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir as novidades de bem-estar e qualidade de vida do Vivo Mais Saudável.

TAGS
dívidas
investimento
poupar
Tesouro Direto

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ