Saúde Financeira

08/04/2016 02:00 - Atualizado em 11/11/2016 04:42

Controle seus investimentos sem sair de casa

Opções online ajudam a controlar tanto rendas fixas quanto variáveis.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com uma rotina tão corrida, em que não sobra tempo para quase nada, a palavra de ordem na vida de muita gente é praticidade. Realizar tarefas sem esforço e, de preferência, sem precisar sair de casa é um desejo quase unânime. Já imaginou, por exemplo, controlar seus investimentos na sua sala de estar?

Pois é, aplicar as economias em fundos de renda fixa ou variável sem a necessidade de se dirigir à bolsa de valores ou a bancos já é uma realidade bem presente na vida dos brasileiros. Veja como incorporá-la também à sua rotina.

mulher observa investimentos no computador

Investimentos financeiros com praticidade

Segundo o consultor de investimentos e fundador do General Investidor, Bruno Papi, quase todas as aplicações disponíveis em bolsa podem ser monitoradas pela internet. Quanto às que não podem, você pode consultá-las por telefone junto a um agente de investimentos. “Isso inclui ações, fundos imobiliários, títulos públicos e até mercado futuro, como milho e soja”, completa.

Quem possui muito tempo para aprender e investir de casa pode se arriscar com ações, que são formas de aplicar em grandes empresas com pequenos valores. No entanto, a modalidade exige bastante disciplina e esforço, pois, mesmo com muito estudo, os ganhos não são garantidos. Trata-se de um investimento de renda variável.

Outras aplicações que rendem bem e são mais seguras - as chamadas de renda fixa, como títulos públicos, Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI) ou Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) - são também feitas via internet e podem ser monitoradas diariamente por meio de dispositivos móveis.

De acordo com Papi, o serviço conta com facilidade e agilidade, e o investidor ainda possui total controle. “Ele pode comparar rentabilidades, taxas e custos sentado em sua casa a qualquer hora e comprar ou vender com poucos cliques no dispositivo de preferência”, avalia.

Dicas e cuidados com os investimentos

Apesar de apresentar uma maior comodidade, investir usando computadores e dispositivos móveis exige cuidados. As dicas de segurança são praticamente as mesmas das indicadas para qualquer outra transação realizada no ambiente online. Ou seja, é preciso garantir que a ferramenta usada seja segura, pois ela terá acesso às suas informações pessoais e financeiras.

O conselho do especialista é não acessar dados bancários ou de investimentos por computadores ou dispositivos públicos - em LAN houses ou no trabalho, por exemplo. Nesses lugares, suas informações podem ser monitoradas e capturadas, caindo em mãos indevidas.

A maioria dos bancos e das corretoras fornece um ambiente seguro para se investir, com certificados e diversas senhas de acessos. Procure aplicar seu dinheiro somente em instituições que estejam cadastradas na BM&FBovespa, companhia que administra mercados organizados.

“Ainda assim, não tenha medo de ligar para esses lugares ou enviar e-mails para se garantir das suas idoneidades”, finaliza Papi. É obrigação dessas instituições auxiliar o usuário de todas as formas possíveis para deixá-lo tranquilo.

Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhar o artigo com outros amigos interessados em investimentos de renda! E não se esqueça de conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ações
renda fixa
renda variável
internet

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ