Saúde Financeira

11/11/2015 03:54 - Atualizado em 05/11/2016 02:37

Consórcio de carros pode facilitar compra do veículo

Serviço é livre de juros e de fácil contratação. Entenda como funciona esse tipo de negócio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O sonho de adquirir um veículo, muitas vezes, é adiado pelo fator financeiro. Não há quem discorde que se trata de um investimento alto. Quando você não dispõe do valor total para a compra, o consórcio de carros pode ser uma alternativa para driblar o problema.

Esse tipo de linha de crédito costuma atrair investidores por ser livre de juros e de entrada. Porém, é preciso estar atento na hora de escolher o melhor plano. A contemplação pode não ser tão rápida quanto o esperado.

casal na concessionária porque foi sorteado no consórcio de carros

Entenda o consórcio de carros

Ao adquirir uma cota do consórcio, a pessoa assume o compromisso de pagar mensalmente uma parcela, que é destinada para uma poupança comum. O valor varia de acordo com o veículo pretendido.

A administradora do consórcio é a responsável pela reunião de interessados em trocar de veículo ou adquirir um novo. Um número mínimo é exigido para que ocorra o sorteio. Quando isso acontece, um dos participantes é contemplado, ganhando uma carta de crédito no valor do automóvel desejado.

Para ser contemplado, o consorciado pode aguardar o sorteio ou dar lances, ofertas em dinheiro que correspondem a um percentual da cota. As condições de cada sorteio são divulgadas e definidas pela administradora. Depois de contemplado, o indivíduo deve manter o compromisso de continuar pagando as parcelas restantes, mediante garantias acordadas previamente.

[[saiba_mais]]

Cuidados com o consórcio de automóveis

O serviço pode ser procurado por quem quer comprar o primeiro carro, por quem planeja trocar o automóvel por um modelo mais novo ou, simplesmente, por alguém que queira investir.

Uma vantagem da contratação de um consórcio de carros é que o comprador fica livre de juros. Ele precisa apenas assinar o contrato e começar o pagamento, geralmente sem comprovação de renda. Isso possibilita que o contemplado escolha entre as mais diversas opções de veículos.

Além disso, os consórcios possuem parcelas bem mais em conta que as de um financiamento. Mas vale lembrar que, enquanto alguns investidores são sortudos para receber a carta de crédito logo no início, outros precisam de um pouco mais de paciência para serem contemplados no sorteio.

Caso você queira recorrer a um consórcio de carros, verifique se a administradora é autorizada pelo Banco Central do Brasil. Outro cuidado importante é quanto ao valor da parcela. Esse é um investimento que não deve comprometer a sua renda mensal, nem gerar dívidas que resultarão em juros altos.

Você já utilizou esse tipo de serviço? Qual a sua opinião sobre ele? Deixe um comentário e ajude outros leitores do Vivo Mais Saudável a decidir se essa é uma boa opção de compra. Aproveite ainda para conferir outras dicas de bem-estar e qualidade de vida.

TAGS
comprar um carro
financiamento
automóvel
sorteio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ