Saúde Financeira

30/10/2015 12:14 - Atualizado em 31/12/2016 07:07

Conheça os diferentes tipos de aposentadoria

O benefício possui características e requisitos que variam de acordo com cada caso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No Brasil, existem quatro tipos de aposentadoria, que são oferecidos pelo INSS para os trabalhadores que contribuem para a Previdência Social. O tempo de contribuição, a idade e outras especificidades requeridas para receber o benefício variam de acordo com cada modalidade.

O valor da parcela que será recebida também depende de uma série de fatores. Por isso, é importante buscar outras fontes de renda ou reservar uma quantia para complementar o que será recebido pelo INSS, garantindo uma aposentadoria mais tranquila e segura.

idoso estudando os tipos de aposentadoria existentes

Tipos de aposentadoria no Brasil

O INSS é o órgão que garante os direitos do trabalhador brasileiro que contribui para a Previdência Social. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão, pensão por morte e quatro tipos de aposentadoria: por idade, por tempo de contribuição, por invalidez e a aposentadoria especial.

O tipo mais comum é por idade, concedido aos homens com 65 anos e às mulheres com 60 anos. Os trabalhadores rurais do sexo masculino se aposentam por idade aos 60 anos e as mulheres, aos 55. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos para os inscritos após 25 de julho de 1991. Se a pessoa começou a contribuir antes dessa data, são necessárias 144 contribuições.

Na segunda modalidade, são necessários 35 anos de contribuição para os homens e 30 anos para as mulheres. Algumas categorias, como a dos professores, têm um tempo de contribuição diferenciado, com 30 anos para os homens e 25 para as mulheres.

Saiba Mais
Conheça 7 dicas simples para juntar dinheiro
Problemas financeiros tiram o sono e afetam a saúde
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças

No caso da aposentadoria por invalidez, é preciso que a perícia médica do INSS considere a pessoa totalmente incapaz para o trabalho, seja por motivo de doença ou acidente. Por último, há a aposentadoria especial, que é destinada aos trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde, sejam físicos, químicos ou biológicos.

Para ter direito a um dos tipos de aposentadoria ou a outro benefício oferecido pelo INSS, é necessário que o trabalhador seja filiado à Previdência Social, contribua todos os meses e cumpra o período de carência exigido para cada benefício.

Para os trabalhadores com carteira assinada, a filiação é feita pela empresa, quando assina o contrato de trabalho. Já o trabalhador autônomo deve se inscrever como contribuinte individual, pelo site da Previdência, por telefone ou presencialmente em uma agência da Previdência Social.

Como garantir uma aposentadoria tranquila

Depender só da aposentadoria pode não ser uma boa opção para todos, principalmente para aqueles que receberão parcelas menores que o salário que recebiam enquanto trabalhavam. Sem falar que os gastos tendem a aumentar na terceira idade, devido aos cuidados com a saúde e até mesmo à vontade de aproveitar melhor a nova fase.

Algumas alternativas ajudam a garantir um futuro mais tranquilo e seguro, sem que seja necessário mudar o estilo de vida ou passar por algum imprevisto. Uma das opções é a previdência privada, que pode complementar a previdência pública. Com ela, é possível escolher o valor da contribuição e a periodicidade em que será feita, tendo um bom rendimento no longo prazo.

Também existem as poupanças e aplicações, em que você pode ir guardando pequenas quantias durante a vida e se surpreender quando chegar na aposentadoria. Fazer investimentos também é uma forma de garantir uma renda extra. Uma dica é investir em imóveis, que valorizam com o tempo e ainda podem rendem uma quantia por mês com o aluguel.

Tirou suas dúvidas? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
renda extra
previdência
terceira idade
contribuição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ