Saúde Financeira

17/01/2016 11:00 - Atualizado em 05/11/2016 01:17

Confira 5 dicas de economia para as férias

Planejamento financeiro para o período garante segurança para todo o ano.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Crise, desemprego e baixo salário são preocupações constantes de quem se preocupa com a saúde financeira. Porém, mesmo com as dificuldades no setor econômico, ainda é possível pensar em aproveitar o verão seguindo algumas dicas de economia para as férias.

Uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL) descobriu que quatro em cada dez brasileiros endividados não conseguem quitar seus débitos em menos de três meses, aumentando ainda mais os juros. Por isso, é importante se organizar financeiramente e evitar a dor de cabeça no fim do mês. Veja algumas sugestões.

dicas de economia menina com cofrinho de porco

Dicas de economia para quem quer viajar

Livrar-se do relógio, do calendário e dos compromissos não é fácil, quando se está em casa. É por isso que tanta gente prefere viajar, no período de férias. Só que sair de casa também é sinônimo de abrir mão do conforto do lar e de aventurar-se em gastos com hospedagem, alimentação e transporte. Siga algumas dicas de economia para não ficar no aperto.

1. Planejamento

Nada de viajar sem rumo. O primeiro passo para economizar nas férias é fazer um apontamento inicial do que será gasto. As contas essenciais são para a hospedagem, o combustível ou transporte e a alimentação. Faça um levantamento dos preços de acordo com as datas em que ficará fora. Não se esqueça de contar com os extras: aquela bebida na beira da praia, as roupas que pretende levar...

2. Cartão de crédito

Tapa aqui, descobre ali. Essa é a decepção causada pelo uso do crédito nas férias. Não adianta achar que pagar as dívidas do veraneio em julho deixa você curtir o mês de janeiro tranquilo. Pelo contrário. Segundo pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), quem começa o segundo semestre do ano endividado pode levar anos para recuperar a saúde financeira. Cuidado!

3. Revisão antes de sair

Sabe aquela revisão de pneus, óleo e motor do carro? Faça antes da viagem de férias! Caso ocorra algum imprevisto durante o período, pode sair mais caro o conserto em oficinas na estrada. Além disso, é um gasto fora do planejamento. Organize-se.

4. Cada um com seu limite

Pais e filhos devem estabelecer limites para os gastos. As dicas de economia devem ser válidas para todos e o orçamento precisa ser distribuído. Estabeleça um valor determinado para cada um e adeque-se àquele montante. Prepare-se para gastar dentro desse limite.

5. Longe ou perto?

Não pense em atravessar o país se o seu orçamento não vai muito bem. Quanto mais perto, mais fácil resolver os problemas perto de casa. Aproxime-se da sua realidade – e da sua cidade.

Saiba Mais
Viajar sozinho tem vantagens: Confira dicas para se aventurar
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças
Casa sozinha nas férias? Veja 10 dicas de segurança

Economize o ano todo

De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos pela empresa de planejamento financeiro Northwestern Mutual, quanto maior a disciplina na hora de planejar os gastos, mais segurança a pessoa terá para alcançar suas metas.

Organizando-se financeiramente e planejando bem as férias, é possível desfrutas de maior confiança para gastar sem excessos. Assim, fica mais fácil descansar e ainda por cima estabelecer metas e sonhos para o resto do ano.

Gostou das dicas de economia? Tem mais alguma? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de saúde e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
viagem
orçamento
planejamento financeiro
crise

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ