Saúde Financeira

25/09/2015 11:06 - Atualizado em 17/11/2016 03:48

Comprar um carro exige planejamento financeiro

Antes da compra, é necessário avaliar a real necessidade de ter um automóvel.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Comprar um carro é, geralmente, um dos primeiros sonhos de consumo de boa parte dos brasileiros. Significa independência, conforto e autonomia. Porém, realizar esse desejo requer planejamento, pesquisa e, claro, muita paciência.

Adquirir um automóvel pode ter grande impacto no orçamento. Por isso, cada passo dever ser muito bem planejado. É preciso ter cuidado para não deixar que a ansiedade e a alegria de ter um bem não deixem você atrapalhado e empolgado demais. Afinal, deve-se considerar o que acontece depois que você sai da concessionária.

engravatado quer comprar um carro

Comprar um carro é sinal de despesas

Depois de comprar um carro, você terá gastos para mantê-lo. É impossível fugir disso. Você deve estar preparado para arcar com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o licenciamento, o seguro, pequenos reparos, revisões, limpeza e combustível. Não é pouco, né?

Observe se você realmente precisa de um automóvel nesse momento. Caso você utilize o transporte público com comodidade, se consegue carona ou vai de transporte fretado para o trabalho ou faculdade, talvez ainda não seja o melhor momento para investir na compra de um veículo.

Vale perguntar: se alguém de sua família ou com quem você mora já possui um automóvel, será que não vale a pena pensar em um revezamento, dividindo também as despesas?

Ainda falando nos gastos, quando você decide comprar um carro, isso deve ser feito com base na quantia de dinheiro disponível. Deve-se avaliar o orçamento mensal. Isso incluir refletir sobre a forma como você controla o que gasta e se suas contas estão toda em dia. A partir dessas respostas, será possível saber quanto você poderá gastar mensalmente com o carro.

Saiba Mais
Educação financeira para crianças: O que seu filho precisa saber sobre dinheiro
Como economizar dinheiro: Aprenda 3 dicas
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças

Atenção redobrada com financiamentos

Se a sua opção for comprar um carro financiado, lembre-se que você assumirá uma dívida de longo prazo, que vai comprometer sua renda mensal por muito tempo. Pense em todos os imprevistos que podem acontecer, como perda de emprego ou complicações de saúde que o impeçam de seguir trabalhando.

Agora, mesmo que isso tudo não aconteça, você poderá cumprir com o pagamento das prestações? Para situações como essa, aconselha-se contratar um seguro de proteção financeira. Além disso, quanto menor o valor financiado, melhor para você. Fique muito atento às condições que lhe oferecem no negócio.

Outro aspecto fundamental para sua compra é conhecer a sua real necessidade. Avalie itens que podem deixar o veículo mais caro ou mais em conta. Lembra da importância de uma boa dose de paciência? Pois é: pesquise, compare preços e busque referências. Preocupe-se com sua segurança e seu conforto, mas fique atento aos itens opcionais que podem encarecer a operação.

Você tem mais alguma dica para quem quer comprar um carro? Deixe seu comentário e ajude outros leitores do Vivo Mais Saudável! Aproveite ainda para conferir nossas dicas de bem-estar e qualidade de vida.

TAGS
planejamento financeiro
financiamento
despesas
automóvel

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ