Saúde Financeira

11/09/2015 02:48 - Atualizado em 08/11/2016 11:06

Comprar pela internet ajuda a economizar

Consultor financeiro dá dicas para comprar online com segurança, sem se deixar levar pelo impulso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A imensidão de produtos e promoções junto à comodidade de comprar pela internet fez com que as vendas online crescessem de forma acentuada, nos últimos anos. Porém, para garantir uma experiência segura e de qualidade, é preciso ter cuidado e atenção na hora de escolher o e-commerce.

A receita total de venda online no Brasil, referente ao ano de 2014, foi de 35,8 bilhões de reais. O valor representa um crescimento de 17% em comparação ao ano anterior. Segundo dados da E-bit, 51,3 milhões de pessoas no país já utilizaram a web ao menos uma vez para adquirir um produto. Ainda assim, é preciso cuidar com os excessos.

moça com cartão e notebook para comprar pela internet

Os benefícios de comprar pela internet

Em geral, os brasileiros vêem o a compra online de forma positiva. Segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nove entre dez consumidores de e-commerce estão satisfeitos com suas compras realizadas pela internet.

O consultor financeiro Bernardo Baggio explica que comprar pela internet permite que o indivíduo realize pesquisas nas mais diferentes lojas, tendo acesso aos comentários e opiniões de outros consumidores sobre o produto. Muitas vezes, o usuário também encontra um custo mais baixo que em lojas físicas.

"A diversidade de produtos através da internet é imensa, permitindo ao consumidor descobrir artigos às vezes melhores que aquele pelo qual ele se interessava originalmente. Os preços, parcelamentos e promoções são sensivelmente maiores através da internet que em lojas físicas", explica o consultor.

Apesar da facilidade de comprar pela internet, Bernardo explica que, ao escolher o site no qual você pretende efetuar a compra, alguns cuidados são importantes.

"Verificar através de sites como o Reclame Aqui se a loja tem histórico de atrasos em entrega, se há reclamações quanto à não entrega dos produtos e, também, desconfiar sempre de preços muito baixos, pois há muitas lojas falsas na internet", alerta.

Cuidado com os excessos

Promoções imperdíveis devem ser vistas com cuidado, pois uma hora ou outra os valores poderão ser alterados. "Uma estratégia é, quando aparecer um produto desejado, ficar acompanhando o preço", orienta o consultor financeiro.

Segundo ele, itens novos e em promoção, que muitas vezes não precisamos comprar, mas queremos, são os mais perigosos.

Saiba Mais
Conheça 3 aplicativos para malhar e turbine seu exercício
Internet ajuda na carreira: Conheça as redes sociais mais usadas
Você é consumista? Veja 8 dicas para largar o vício em compras

"Quando surgir a vontade, deixe ele aberto em uma aba e vá fazer outras tarefas. Se for mais calmo, adicione aos favoritos. Passadas algumas horas ou mesmo dias, olhe novamente o produto. Após o entusiasmo, é bem provável que a decisão seja por não comprar o produto", aconselha Bernardo.

Outro cuidado importante a ser tomado é relacionado aos lançamentos, principalmente eletrônicos. Eles são comercializados a valores altos e, em no máximo três meses, o valor cai cerca de 20% a 30%.

comprar pela internet sapatos

Além disso, vale lembrar que roupas e calçados são produtos difíceis de comprar pela internet. Se não conhecer a modelagem da marca, compre um produto e verifique se o tamanho é adequado. Apenas após conhecer a marca faça compras maiores.

"Os preços na internet variam conforme a hora da compra, a demanda dos consumidores pelo produto e, como nas lojas físicas, a época do ano, como estação e datas festivas. Tudo isso afeta os preços", explica Bernardo.

Na hora de comprar pela internet, utilize as ferramentas a seu favor. Busque por alertas de promoções e pesquise sobre o produto e o vendedor. Na web, você encontra não apenas o item procurado, mas muita informação referente a ele.

Você prefere comprar online ou em lojas físicas? Por quê? Compartilhe sua opinião com outros leitores! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
compras
consumo
economizar
promoção

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ