Saúde Financeira

20/12/2015 05:00 - Atualizado em 05/11/2016 02:28

Como se livrar das dívidas e começar 2016 no azul

Chegou a hora de renegociar débitos e planejar o orçamento para o ano que vem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Enfrentar o fim de ano com débitos em aberto pode causar muita angústia e desconforto. Porém, com organização, planejamento e comprometimento, é possível entender como se livrar das dívidas.

Para você entrar em 2016 mais tranquilo e saldar pendências financeiras - ou pelo menos diminuí-las -, o Vivo Mais Saudável trouxe algumas dicas. Confira quais atitudes contribuem para uma conta bancária no azul e como isso reflete na sua qualidade de vida.

casal não sabe como se livrar das dívidas

4 dicas de como se livrar das dívidas

1. Corte os excessos

Um dos pontos mais importantes para se livrar das dívidas é abrir mão dos supérfluos. Especialmente durante essa recuperação financeira, esteja pronto para ir menos a restaurantes, corte a TV por assinatura, compre menos roupas e opte por itens mais em conta no supermercado.

2. Quite dívidas

A entrada do décimo terceiro salário é uma forma de quitar dívidas menores ou, ao menos, diminuí-las. Fique atento também aos pagamentos de início de ano, como IPVA e IPTU. Outra alternativa é vender alguns dias de férias para iniciar o ano mais folgado, ou, ainda, utilizar o bônus de fim de ano, se for o seu caso.

3. Renegocie débitos em atraso

Comece o próximo ano renegociando suas dívidas. Você poderá conseguir um desconto na quitação à vista, um aumento do prazo ou uma redução dos juros. Esse processo pode ser feito pelo próprio devedor ou contar com a ajuda de um órgão de defesa do consumidor.

4. Planeje um ano mais controlado

Nos planos para o próximo ano, esteja ciente sobre sua renda mensal e procure evitar excessos. Começar uma poupança ou liquidar os débitos a mais pode ser uma ótima meta de Ano Novo. Porém, para não desanimar, tente conciliar o plano com outros objetivos, inclusive o lazer.

Saiba Mais
Saiba aproveitar o novo ano para corrigir maus hábitos
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças
Fuja do endividamento com dicas simples

Economize no fim de ano

Depois de conferir como se livrar das dívidas em 2016, vale lembrar que ter cautela nos gastos ainda em 2015 também é muito importante. O período de Natal e Ano Novo costuma trazer despesas maiores, mas, com um pouco de criatividade, é possível minimizar esses custos e evitar ainda mais débitos.

Uma dica é chamar os amigos para a ceia de Natal ou a festa de réveillon e dividir as despesas de comida e bebida. Cada um fazendo a sua parte torna a confraternização mais barata para todo mundo.

A brincadeira do amigo secreto também é uma forma de economizar nos presentes, evitando que você precise pensar em lembranças para todos os convidados. Além disso, é uma forma divertida de comemorar a noite de Natal.

Se o dinheiro está apertado e o foco é quitar dívidas, substitua as férias de fim de ano naquele hotel luxuoso por uma pousada mais em conta. Você pode, ainda, escolher destinos mais baratos e curtir a família sem entrar o ano no vermelho.

Com pequenas economias no dia a dia, é possível se livrar das dívidas. Pesquise preços e, principalmente, evite compras por impulso. Assim, você tem muito mais chances de começar 2016 no azul.

Gostou das dicas? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as novidades de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
fim de ano
orçamento pessoal
endividamento
planejamento financeiro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ