Saúde Financeira

02/08/2015 09:09 - Atualizado em 09/11/2016 02:23

Como investir dinheiro: Confira 4 opções

Não é preciso muito dinheiro para dar a largada em um investimento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando a crise aperta e quanto mais a idade avança, leva vantagem quem tem um dinheirinho guardado. Por isso, pensar em como investir dinheiro é necessário para garantir um futuro mais tranquilo para você e sua família.

No entanto, a maior parte dos brasileiros ainda é bastante conservadora, quando se trata de investimentos. Uma recente pesquisa do Instituto Rosenfield, encomendada pela BM&FBovespa, mostrou que 52% dos entrevistados preferem investimentos de baixo risco, como a poupança, por exemplo, mesmo que a rentabilidade seja menor.

como investir

Falta conhecimento

Na mesma pesquisa, 12% dos entrevistados disseram acreditar que investimento é algo “para ricos”. Os dados demonstram que a falta de conhecimento sobre como investir o dinheiro é um dos principais motivos para o conservadorismo do brasileiro, nesse quesito.

Para desmitificar essa ideia, o Vivo Mais Saudável separou quatro alternativas para que você possa decidir com mais clareza e segurança como investir os seus rendimentos. Você vai ver que não é preciso ter grandes quantias para dar a largada em um investimento. Tudo depende da modalidade que você escolher.

como investir infografico

Como investir: 4 opções

Confira quatro alternativas de como investir seu dinheiro e fazê-lo render mais para garantir um futuro de qualidade. As informações são do Banco Central e da BM&FBovespa.

1. Caderneta de poupança

Preferida dos brasileiros, a caderneta de poupança pode ser feita por qualquer cidadão, com qualquer quantia de dinheiro. É considerado um investimento conservador porque tem baixo risco, porém o rendimento também é baixo: 0,5% ao mês.

A grande vantagem é que você pode contar com o dinheiro da poupança no momento que precisar, pois não há prazo de carência para fazer saques dos valores que você poupou.

2. CDB e RDB

No caso do CBD - Certificado de Depósitos Bancários -, você faz depósitos ao banco, que funcionam como empréstimos à instituição. No final do prazo estabelecido, você recebe o valor depositado com juros. Nessa modalidade, pode-se negociar o resgate antecipado, com alguma perda nos rendimentos.

O RDB - Recibo de Depósitos Bancários - funciona de forma semelhante, com a diferença de que não há opção de resgatar o valor antes do término do prazo. O risco desses investimentos é mínimo, a não ser que o banco quebre, e o rendimento é bem maior que o da poupança.

3. Títulos públicos

São títulos emitidos pelo Governo Federal. Quando você compra um título, é como se você estivesse emprestando dinheiro ao governo.

Você pode comprar títulos públicos participando de um fundo que invista neles ou diretamente pela internet, no site Tesouro Direto. Eles podem ser pré-fixados, ou seja, o rendimento é definido no ato do investimento, ou pós-fixados, cuja rentabilidade fica associada a algum indexador.

O título que você compra tem prazo de vencimento, que é o dia em que o governo lhe pagará o que foi investido. Se negociar o título antes, você recebe o valor de mercado do título naquele momento. São investimentos de baixo risco, pois o governo é o credor, mas estão sujeitos a perdas, se forem negociados antes do vencimento.

4. Ações

São ativos de empresas com capital aberto, as sociedades anônimas (SA). Esses ativos são negociados em bolsas de valores por empresas credenciadas para fazer a intermediação entre o investidor e o mercado de ações.

Quando você compra um grupo de ações de uma empresa, você se torna sócio dela. Existem ações que dão direito a voto nas assembleias da companhia e outras que permitem somente a participação nos lucros. O risco é que você participa também dos prejuízos. Por isso, é preciso escolher bem em qual empresa você irá investir.

Já decidiu como investir sua renda? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
rentabilidade
ações
CDB
poupança

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ