Saúde Financeira

05/01/2016 07:00 - Atualizado em 05/12/2016 06:54

Como guardar dinheiro sem passar aperto

Primeiro passo para economizar mais é usar planilhas financeiras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Fim de ano é epoca de presentes e muitas contas. Quando chega janeiro, outras despesas assustam e podem acabar com o seu planejamento financeiro. Para aprender como guardar dinheiro, além de abandonar luxos e futilidades, você deve se concentrar em hábitos básicos que podem promover mudanças muito positivas no saldo do mês.

Como guardar dinheiro em 6 passos

Pode parecer brincadeira, mas algumas atitudes simples do dia a dia, como deixar de comer lanchinho na padaria ou manter o carro na garagem e andar de bicicleta de vez em quando, fazem a diferença no fim do mês. Se você quer iniciar 2016 fora da crise, confira dicas que podem melhorar - e muito - a sua situação financeira.

1. Lazer mais barato

Você tem o hábito de ir ao cinema ou ao teatro semanalmente? Saiba que esse é um dos gastos que podem estar influenciando no rombo do seu orçamento. Para não deixar de se divertir, aposte em programas caseiros com maior frequência. 

2. Refeições caseiras

Se você adora comprar lanchinhos ou almoçar em restaurantes caros, está aí outra fonte de preocupação. Se a empresa não dispõe de um refeitório, experimente levar a comida de casa. A diferença no fim do mês é grande.

Como guardar dinheiro

3. Transporte público

Você adora o conforto do carro, mas sabe que a gasolina está cara. Que tal deixar o seu automóvel em casa e apostar no transporte público? Além de fazer bem para a sua poupança, essa atitude ajuda a diminuir os efeitos da poluição no planeta.

4. Salão em casa

Você não precisa deixar a vaidade de lado. Mas talvez seja hora de deixá-la em casa. Que tal fazer unhas e cabelos por conta própria? Uma ideia é convidar as amigas e marcar com regularidade sessões de salão de beleza em casa.

5. Cartão de crédito com consciência

O cartão de crédito é um instrumento muito prático e até útil para organizar as contas e entender exatamente como você está gastando o seu dinheiro. Mas ele deve ser utilizado com sabedoria. Nesse caso, isso significa pagar sempre o valor integral da fatura. Agindo dessa forma, você vai obter benefícios, como descontos em cinema e acúmulo de pontos em programas de relacionamento, sem o prejuízo de arcar com os juros.

6. Adote uma planilha financeira

Você sabe onde deve cortar mais nos gastos? Normalmente, a resposta é "não". Para fazer um diagnóstico devido de suas finanças e começar a economizar mais, o primeiro passo é usar planilhas financeiras. O portal Vivo Seu Dinheiro, por exemplo, tem diversas delas e ainda apresenta dicas práticas que vão fazer a diferença no seu orçamento.

Saiba Mais
Problemas financeiros tiram o sono e afetam a saúde
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças
Conheça 7 dicas simples para juntar dinheiro

Reduza gastos com a sua família

Aprender como guardar dinheiro pode ser tarefa complicada para quem está acostumado com alguns luxos. Para salientar a importância desses cuidados, marque reunião com os seus familiares e explique essa necessidade e o seu plano de economizar mais em 2016.

A seguir, algumas dicas práticas para o dia a dia:

- Tome banhos curtos

Desligue o chuveiro no momento de ensaboar o corpo e aplicar os produtos nos cabelos.

- Desligue os aparelhos

O modo "stand by" gasta energia. Para evitar exageros, desligue todos os aparelhos da tomada após o uso.

- Não abra a geladeira para pensar

Abrir esse eletrodoméstico pode sobrecarregar o seu trabalho, o fazendo gastar mais energia para refrigerar os alimentos.

- Fale menos no telefone

Deixe de telefonar para os familiares e comece a utilizar os aplicativos de trocas de mensagens.

- Pesquise preços

Marcas conhecidas não são sinônimo de qualidade. Lembre-se de comparar preços na internet antes de fazer qualquer compra.

- Apague as luzes

Saiu de um cômodo? Apague as luzes.

E aí, aprendeu como guardar dinheiro sem aperto? Compartilhe!

TAGS
dinheiro
orçamento
finanças
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ