Saúde Financeira

25/11/2015 08:34 - Atualizado em 31/12/2016 10:12

Cheque especial deve ser utilizado com cautela

Taxas de juros do cheque especial estão entre as mais altas do país.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Na hora em que a situação financeira aperta, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual alternativa escolher para deixar as contas no azul. A opção, em alguns casos, acaba sendo pelo cheque especial. Mas nem sempre essa é uma boa alternativa.

O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovada pelos bancos e disponível para utilização imediata, normalmente já vinculada à conta corrente. Esse tipo de crédito, Inclusive, pode ser visualizado como se fosse um saldo positivo disponível, e que pode causar confusão no consumidor. Entenda melhor e garanta o equilíbrio das suas finanças.

homem assinando cheque especial

Cuidados ao usar cheque especial

Quase todos os correntistas de banco têm direito a essa modalidade. Aprovar ou não os limites disponíveis cabe às instituições financeiras, e cada uma possui um política para tratar isso.

É comum que os bancos liberem um cheque especial limitado logo na abertura da conta. Posteriormente, o cliente pode solicitar um aumento do crédito ou o cancelamento do serviço.

Essa linha de crédito possui uma das mais altas taxas de juros do Brasil. Por isso, deve ser utilizada com muita cautela e o mínimo de vezes possível. É o que sugere o consultor financeiro Bruno Papi, fundador do site General Investidor.

“Normalmente, o cheque especial é utilizado quando a pessoa sabe que vai receber um valor futuro antes da cobrança dos juros e, assim, pagar o rombo na conta a tempo de evitar esses encargos”, explica. Papi acrescenta que, para prazos longos, nunca é recomendado esse serviço, já que existem outras formas de crédito que os bancos fornecem e que possuem mais vantagens.

Vantagens do serviço

Diante disso, fica a pergunta: é possível utilizar a alternativa sem se endividar? De acordo com o especialista, sim, já que o recurso tem suas vantagens.

Por exemplo, se você precisa fazer uma compra para sua empresa ou pagar uma conta com urgência, e não tem o dinheiro disponível no momento, mas ele será recebido em poucos dias, vale a pena. Você deve se certificar, no entanto, de cobrir o rombo o mais rápido possível.

O cheque especial é utilizado principalmente por pequenos empresários e microempreendedores, já que o fluxo de caixa cobre rapidamente o valor negativo da conta. Mesmo com juros altos, não há outra alternativa de crédito tão imediata.

Saiba Mais
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças
Fuja do endividamento com dicas simples
Conheça 7 dicas simples para juntar dinheiro

O especialista lembra que, em alguns bancos, o cheque especial possui uma carência de alguns dias, sem cobrar juros. “Isso pode ajudar bastante quem tem um orçamento cheio de furos”, aponta. Nesses casos, a vantagem é evitar os juros de atraso do pagamento das contas e utilizar esses dias para quitar as dívidas e ajustar o fluxo de caixa.

Vale lembrar que isso não é o recomendado pelos consultores. Por outro lado, "a nossa difícil realidade nos obriga a realizar algumas manobras para viver o dia a dia com saúde financeira”, finaliza Papi.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
linha de crédito
juros
endividamento
fluxo de caixa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ