Saúde Financeira

30/03/2016 11:00 - Atualizado em 03/12/2016 09:30

Aprenda 5 dicas para economia de bateria de celular

Entidade oferece conselhos para você não ficar na mão quando mais precisa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Apesar de estarem cada vez mais modernos e avançados, é quase unânime que os smartphones têm um ponto que ainda precisa melhorar: a economia de bateria. Se você é um dos reféns desse dispositivo móvel, certamente já passou por algum momento em que precisou dele e o aparelho lhe deixou na mão por estar descarregado.

Ciclo de vida das recargas

Também, com tantos aplicativos e funcionalidades, é difícil criar um celular cuja duração da bateria resista a tantas horas. Porém, mais que o tempo de carregamento em si, a própria vida útil da fonte de energia do seu telefone não dura muito.

Segundo o site canadense Battery University, a durabilidade de uma bateria de íons de lítio é de cerca de um ano ou um ano e meio – algo em torno de 300 e 500 ciclos (recargas). No entanto, trata-se apenas de uma estimativa, então pode haver aparelhos que tenham uma vida maior ou menor que essa.

economia de bateria: celular descarrregado

Dicas para economia de bateria

É uma tendência: as baterias dos smartphones estão durando menos. Ainda assim, algumas atitudes podem fazer com elas resistam por mais tempo. Confira, então, cinco dicas da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) para não ficar sem carga nos momentos em que você mais precisar.

1. Bloqueie o visor e diminua o brilho da tela

Ao realizar essas duas tarefas, você, primeiro, evita que o visor ligue sozinho dentro da bolsa. Além disso, ao diminuir o brilho de tela, mantendo-o o mais baixo possível, você impede o gasto desnecessário de bateria. Só volte a aumentar o brilho quando for preciso, como em locais com muita luz solar.

2. Desative funções

Algumas funções básicas do seu celular gastam muita bateria, em especial Wi-Fi, Bluetooth e GPS. Sempre que não as estiver usando, desative-as. O sistema de posicionamento global, então, é uma das funcionalidades que mais consomem a energia do aparelho.

3. Use o modo avião

Os celulares gastam muita bateria quando estão buscando por cobertura. Por isso, se você estiver em um lugar sem sinal, reduza o consumo selecionando a opção “modo avião” ou desligue as funções Wi-Fi, 3G e 4G.

4. Reduza as notificações de aplicativos

As mensagens dos apps acendem a tela e, por isso, gastam bateria. Para evitar esse consumo desnecessário, ajuste as configurações do seu aparelho. Não é preciso desativar todas as notificações de todos os aplicativos, mas priorize aqueles programas e redes sociais que você mais usa.

5. Procure aplicativos que ajudam na economia de bateria

Outra dica é buscar, nas lojas virtuais oficiais, aplicativos que ajudam na economia de bateria. É comum encontrar apps gratuitos que se encarregam de gerenciar a duração da sua carga. Eles não só monitoram o consumo, como também facilitam o acesso para ativar ou desativar certas conexões ou funcionalidades.

Gostou das dicas para economizar a bateria do seu smartphone? Então aproveite para compartilhar o artigo nas redes sociais e espalhe as informações para seus amigos! E não se esqueça de conferir outras novidades de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
smartphone
recarga
vida útil da bateria
modo avião

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ