Saúde Financeira

03/12/2015 09:39 - Atualizado em 13/01/2016 04:54

Acerte na hora de comprar dólar para sua viagem

Turista deve optar apenas por instituições credenciadas ao Banco Central.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Antes de viajar para o exterior, uma questão que gera muitas dúvidas é encontrar a melhor maneira de obter a moeda do país. Para saber como acertar na hora de comprar dólar, é preciso estar preparado e se planejar.

O que é melhor? Deve-se comprar com antecedência? Ou fica mais prático fazer o câmbio no aeroporto? E como obter as melhores condições? Se você também se pergunta isso, confira a seguir algumas dicas importantes para viajar com mais qualidade.

mão de pessoa que quer comprar dólar segura verdinhas

Dicas para comprar dólar

Para evitar transtornos de última hora, o mais recomendado é a compra antecipada da moeda do país a ser visitado. Pelo menos é o que afirma a superintendente de produtos e marketing da Confidence Câmbio, Esperança Pizzolante.

“É importante estar atento às oscilações das moedas antes de sua viagem para aproveitar momentos econômicos mais favoráveis, uma vez que elas podem acontecer com frequência”, explica.

De acordo com a especialista, comprar com antecedência permite ao cliente que as melhores condições sejam avaliadas. É preciso considerar também que, ao deixar para comprar dólar ou outra moeda no país a ser visitado, as pessoas têm que lidar com fatores como idioma diferente e horário de chegada inadequado.

Imagine o inconveniente: você chega ao país de madrugada, cansado após uma jornada longa e sem a possibilidade de encontrar uma loja aberta ou local seguro para realizar a compra. Caso encontre, as taxas de comissões locais também podem ser bem altas.

Saiba Mais
Viajar sozinho tem vantagens: Confira dicas para se aventurar
Drible a alta do dólar turismo e viaje sem prejuízo
Viagem de avião com o bebê: Veja como se preparar

Para escolher a melhor casa de câmbio para comprar dólar, é preciso atenção. Pela lei brasileira, só é possível adquirir moeda estrangeira em instituições credenciadas pelo Banco Central do Brasil. Negociar com o mercado paralelo o deixará sujeito às sanções penais.

“Para ampliar a segurança da compra de moeda estrangeira e evitar problemas, a orientação é que os clientes busquem apenas por instituições credenciadas pelo Banco Central do Brasil”, explica a especialista.

Ainda, planejamento é decisivo para conseguir opções mais atrativas na hora de buscar as cotações. A dica é planejar a viagem como um todo, considerando sempre o momento de compra do dólar. Avalie montante, meios de levar a moeda, tempo que planeja ficar em outro país e benefícios adicionais que possa ter ao comprar moeda estrangeira, como descontos e promoções.

Dinheiro vivo ou cartão?

Essa é outra dúvida bastante comum de quem viaja. O melhor a fazer é sempre ter mais de um método de pagamento em uma viagem internacional. Dessa forma, a recomendação é que o turista leve seus valores em espécie, mas tenha sempre à mão um meio de pagamento que permita mais segurança e controle, como é o caso do cartão pré-pago internacional.

“Essa combinação moeda em espécie mais cartão pré-pago de viagem é, hoje, sem dúvida, a mais econômica e segura, uma vez que estamos falando de um momento de oscilação cambial”, ressalta Esperança Pizzolante.

E então, já sabe como planejar a próxima viagem? Quais países você pretende visitar? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cotação
câmbio
moeda estrangeira
viagem internacional

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ