Saúde Financeira

21/12/2015 06:00 - Atualizado em 10/12/2016 08:44

5 dicas: Tenha uma ceia de Natal barata

Com um pouco de criatividade, é possível economizar na comemoração.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para muita gente, as festas de fim de ano chegam acompanhadas do espírito de união, amor, harmonia e… rombo financeiro. É que, entre encontros em família, presentes e viagens de férias, o dinheiro acaba ficando mais curto que o esperado. Porém, com algumas dicas, é possível desfrutar de uma ceia de Natal barata, sem abrir mão do encanto da data comemorativa.

Aqueles que recebem o décimo terceiro salário até conseguem driblar as contas extras, mas nem sempre o dinheiro extra é suficiente para cobrir os excessos da época. Pensando nisso, o Vivo Mais Saudável traz dicas práticas para economizar na ceia de Natal e, mesmo assim, comemorar junto à família.

família curte ceia de natal barata

5 dicas para deixar a ceia de Natal barata

1. Faça uma festa em conjunto

Chamar a família inteira para a ceia de Natal e arcar com todas as despesas pode se tornar bastante caro. Por isso, para economizar, distribua responsabilidades e faça um jantar em conjunto, no qual cada um leva um prato ou bebida.

2. Programe as compras com antecedência

Não deixe para comprar os ingredientes de última hora, pois você irá gastar mais. Programe-se e fique de olho nas promoções de produtos para o jantar. Com uma pesquisa de preço, você conseguirá uma ceia de Natal barata e deliciosa.

3. Aposte em receitas caseiras

Em vez de comprar uma sobremesa cara, solte a criatividade e prepare um doce caseiro. Além de delicioso, você poderá decorá-lo para a ocasião e ainda surpreender os convidados. O mesmo serve para a refeição principal. Prepare os alimentos em casa e economize significativamente.

4. Substitua produtos

Que tal trocar o espumante do brinde por uma versão mais em conta, este ano? Pesquise alternativas de produtos diferentes e mais em conta. As marcas nacionais costumam ser mais baratas e igualmente saborosas. Além disso, dê preferência aos itens que você já tem em casa.

5. Decore

Não ache porque a ceia de Natal será na sua casa que você deve investir uma fortuna em decoração natalina. Recicle itens dos anos anteriores e solte a criatividade na hora de arrumar a casa. Uma toalha vermelha e algumas bolas de Natal já dão um clima especial à sua mesa.

Saiba Mais
Conheça receitas saudáveis de peru de Natal
Dicas para preparar a lista de presentes de Natal
Veja 7 motivos para passar o Natal em família

Amigo secreto também ajuda a economizar

A tradicional brincadeira de fim de ano também é uma maneira de conseguir uma ceia de Natal barata. Isso porque todos sabemos que comprar um presente para cada amigo ou parente pode se tornar uma avalanche de contas a pagar. Para evitar as dívidas, o amigo oculto permite gastar com apenas um presente e todos saem satisfeitos.

Combine com a família e os amigos que participarão da ceia qual será o valor do presente e escolha algo que você acha que seu amigo gostará. Lembre-se de se esforçar na hora da compra, afinal, ninguém gosta de receber algo sem graça.

Mesmo apostando em uma ceia de Natal barata, é possível desfrutar de um momento especial junto com as pessoas queridas. O grande motivo da comemoração não está na fartura da mesa ou na pilha de presentes, mas, sim, na união da família.

Tem outras dicas para uma ceia de Natal mais em conta? Deixe um comentário! E continue acompanhando as dicas de saúde financeira e bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
economizar
gastar menos
fim de ano
ceia natalina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ