Saúde Financeira

20/11/2015 11:16 - Atualizado em 01/12/2016 02:40

4 dicas para aproveitar seu décimo terceiro com inteligência

É preciso planejar as finanças pessoais e avaliar qual a melhor forma de utilizar o salário extra.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O dinheiro extra do décimo terceiro pode ser motivo de alegria para aqueles que esperam pelas festas de fim ano. Em outros casos, é um alívio para quem vai aproveitar a quantia e quitar as dívidas. O certo é que, junto com o pagamento, surge também a dúvida de como usar o valor da melhor maneira possível.

O ideal é ter cuidado e planejar antes o que será feito com o dinheiro. Assim, você evita cair em tentações e gastar tudo de uma vez. Confira algumas dicas para aproveitar o salário a mais com tranquilidade.

mulher gastando o décimo terceiro no shopping

Dicas para aproveitar bem o décimo terceiro

1. Pague as dívidas

O décimo terceiro pode ser uma boa opção para quitar aquelas despesas pendentes. Para isso, é importante planejar quais débitos terão prioridade e como serão feitos esses pagamentos. “Caso a quantia não seja suficiente, opte pelas dívidas com os juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial”, indica Flávio Cortês, consultor financeiro.

Além disso, tente negociar os valores, pois, com o dinheiro em mãos para pagar à vista, é possível obter bons descontos.

2. Faça investimentos

Outra opção é investir o valor para ter rendimentos no futuro. Pesquise sobre as aplicações seguras, como cadernetas de poupança, que rendem aproximadamente 6% ao ano, ou ainda fundos de renda fixa, que podem oferecer um retorno melhor, dependendo da entidade financeira.

3. Guarde para emergências

Para quem está com a vida financeira estável e não se interessa por investimentos, a dica é guardar o décimo terceiro para o próximo ano. Lembre-se de que, no início do ano, já chegam os impostos como IPVA e IPTU, além do material escolar dos filhos e outros gastos. Por isso, é bom ter essa reserva para não precisar parcelar as contas, o que também rende descontos.

4. Adiante prestações

Outra boa dica é aproveitar o salário extra para adiantar as prestações de um financiamento ou até mesmo daquele eletrodoméstico comprado em dez vezes. Segundo Cortês, “é preciso levar em consideração que os juros são sempre maiores que o rendimento da caderneta de poupança, por exemplo. Por isso, pode ser vantajoso eliminar o gasto extra".

infográfico décimo terceiro e equilíbrio financeiro

Planejamento para fazer a escolha certa

Para escolher o melhor destino para o seu décimo terceiro, é preciso planejar e organizar as finanças pessoais. O ideal é conseguir guardar pelo menos uma parte do valor extra na poupança - seja para compras maiores no futuro, para investimentos ou para possíveis emergências. Ter uma reserva significa mais segurança e estabilidade.

Saiba Mais
Organize sua planilha de gastos e tenha controle das finanças
Como economizar dinheiro: Aprenda 3 dicas
Fuja do endividamento com dicas simples

Por outro lado, quem precisa usar todo o dinheiro para quitar dívidas também está certo, pois nem todo mundo consegue chegar no final do ano no azul. Para o consultor financeiro, independentemente da situação, é preciso planejar as contas de modo que os gastos de fim de ano não acabem complicando o orçamento.

“Para começar o novo ano no azul e até com um dinheiro guardado, o primeiro passo é fazer um levantamento preciso de todos os compromissos financeiros, avaliando qual é o melhor caminho para o décimo terceiro”, indica Cortês.

Com o planejamento feito e colocado no papel, fica mais fácil fazer a escolha certa e utilizar bem o valor extra. O consultor financeiro ainda lembra que o décimo terceiro salário pode ser um grande aliado da saúde financeira, se for utilizado de forma adequada.

Como você pretende usar esse dinheiro extra? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
quitar dívidas
juntar dinheiro
investimento
planejamento financeiro

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ