Saúde Financeira

03/09/2015 12:21 - Atualizado em 06/12/2016 05:42

10 ideias para economizar energia em casa

Evitar o desperdício ajuda a preservar o meio ambiente e diminui a conta de luz.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A repercussão na mídia sobre a crise enérgica no Brasil reacendeu o debate sobre a importância de economizar energia. Com alguns cuidados simples, é possível diminuir o consumo consideravelmente e colaborar para um meio ambiente mais saudável.

Segundo um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), considerando toda a energia consumida no Brasil no ano de 2014, 10% representa desperdício. Essa conta, segundo a entidade, chega a R$ 12,64 bilhões perdidos.

homem apaga luz para economizar energia

Consequências do desperdício de energia

A frase "guardar água é guardar energia" é muito válida, pois ambas estão fortemente associadas. A eletricidade é gerada em grande parte pelas hidrelétricas, que transformam a força do movimento da água em matéria.

Logo, a água represada é muito importante para que haja a geração de energia e, uma vez que ocorra o desperdício, esse processo sofre as consequências. Não é preciso nem dizer que esse é um recurso limitado e essencial para a vida humana, não é mesmo?

É dever de todos na sociedade o cuidado na utilização dos recursos, garantindo que o meio ambiente não sofra com as consequências dessa carência.

10 dicas para economizar energia

Estabelecendo hábitos saudáveis no consumo da energia, você preserva o meio ambiente e ainda economiza na conta de luz. Confira o que você pode fazer para evitar o desperdício:

1. Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes. Além de maior durabilidade, elas gastam menos. As tradicionais lâmpadas de bulbo, inclusive, já tiveram sua produção interrompida, no Brasil.

2. Apague as luzes dos cômodos que não estão sendo usados. Procure sempre aproveitar o máximo da luz natural, deixando cortinas e portas abertas.

3. Evite deixar aparelhos eletrônicos ligados se não estiverem sendo usados. Mesmo em modo stand-by, esses produtos gastam energia elétrica.

Saiba Mais
Fuja da seca: Veja 10 dicas para economizar água
Como economizar dinheiro: Aprenda 3 dicas
Aprenda como economizar água sem descuidar do visual

4. Evite o uso de aparelhos elétricos nos horários de pico (entre as 18 e as 21 horas). Esse é o período em que mais pessoas utilizam energia, sobrecarregando o consumo.

5. Prefira aquecedores solares a elétricos para economizar energia. Se optar pelo segundo modelo, utilize apenas em dias realmente necessários.

6. Preferir paredes e tetos claros faz com que você não precise de tanta iluminação artificial, além de refletir melhor a luz das lâmpadas existentes.

7. Acumule roupas e ligue a máquina de lavar ou o ferro de passar menos vezes durante a semana. Isso é uma maneira simples e efetiva de economizar energia.

8. Verifique regularmente a vedação da porta da geladeira. Com uma borracha de qualidade, o equipamento não precisa de tanta energia para manter os alimentos refrigerados.

9. Procure utilizar o chuveiro na posição Verão sempre que possível e evite banhos longos.

10. Prefira adquirir equipamentos com o selo Procel de Economia de Energia, de preferência da Categoria A.

Economizar energia é uma atitude consciente e fundamental para garantirmos um planeta saudável. Avise a família e os amigos sobre as boas práticas e mude hoje mesmo seus hábitos de consumo!

O que você faz para economizar energia em casa? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
energia elétrica
crise energética
poupar
desperdício

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ