Qualidade de Vida

24/08/2015 08:15 - Atualizado em 17/11/2016 08:51

Xô, baixo astral! Confira 5 dicas para ser feliz

O primeiro passo para alcançar a felicidade é definir esse desejo como seu grande objetivo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já parou para pensar o que, de fato, é felicidade? É estar com aqueles que amamos? Conquistar objetivos? Superar obstáculos? O conceito pode dividir opiniões. Se você está decidido a abrir espaço para a alegria na sua rotina, algumas dicas para ser feliz simples e fáceis podem ser o caminho.

Porém, lembre-se: a busca pela felicidade deve ser um processo constante. Mesmo que a rotina diária seja cada vez mais corrida e estejamos sempre atribulados com responsabilidades e preocupações, permitir-se aproveitar as coisas boas da vida é fundamental para manter o equilíbrio emocional.

dicas para ser feliz mulher de bracos abertos

O que as pesquisas dizem sobre a felicidade

Um estudo publicado em 2015, pela renomada Harvard University, nos Estados Unidos, revelou que o indivíduo pode ser mais feliz quando escolhe ser assim em tudo que faça. A mesma pesquisa aponta que aquele que fortalece suas relações mais próximas e cuida de si mesmo física, financeira e emocionalmente também é mais feliz.

Outro dado interessante, constatado pela San Francisco State University, em 2009, mostra que gastar com uma refeição ou com ingressos de teatro resulta em mais felicidade que bens materiais. Esse tipo de programação satisfaz necessidades humanas, como a conexão social e a vivacidade.

Já um estudo publicado no American Journal of Epidemiology, conduzido por pesquisadores da London School of Economics e do Erasmus University Medical Center, mostra que entrar para um grupo religioso pode contribuir mais para a felicidade que outras formas de participação social.

Saiba Mais
Perseverança é a chave para o sucesso na vida
Pensar positivo faz diferença na sua vida
Gratidão está na moda: Entenda por que o sentimento é tão benéfico

Além disso, estar envolvido por pessoas contentes também é uma boa forma de conquistar mais felicidade para o seu dia a dia. É o que diz uma pesquisa da University of California, divulgada em 2008. Ela afirma que, se você busca uma vida mais feliz, cercar-se de gente alegre pode ser uma boa iniciativa.

E dinheiro, será que compra felicidade? Por um lado, dados da Harvard Business School, divulgados em 2009, indicam que pessoas superestimam a influência do dinheiro. Na prática, uma carteira recheada não traz tanta satisfação quanto as pessoas pensam.

No entanto, outros estudos revelam que poder desfrutar de viagens, contratar uma empregada, pagar por jogos ou campeonatos esportivos, fazer caridade ou presentear pessoas são ações que, de fato, trazem felicidade, e elas obviamente demandam investimento.

dicas para ser feliz

Confira 5 dicas para ser feliz

Depois de ficar por dentro de estudos sobre felicidade, que tal começar hoje mesmo uma vida melhor? Você notará resultados no humor, nos relacionamentos e, principalmente, na sua qualidade de vida.

1. Faça aquilo que você ama

Steve Jobs, um dos fundadores da Apple, afirmou que encontrar o que você ama é fundamental para ser feliz. Emprego, passatempo ou qualquer outra atividade no seu dia deve ser acompanhada pelo sentimento de total satisfação. Assim, você garante muito mais disposição e alegria durante a execução das tarefas.

2. Esteja cercado por pessoas boas

As pesquisas revelam: estar envolvido por pessoas com uma energia positiva refletirá diretamente na sua própria felicidade. Gente negativa e infeliz não contribui para isso.

3. Distribua felicidade

Assim como você deve estar em companhia de pessoas alegres, também deve proporcionar isso aos outros. Desejar um simples bom-dia já é uma forma de compartilhar felicidade com aqueles que estão à volta. Além disso, ajudar o próximo, seja numa simples conversa ou com trabalho voluntário, é uma ótima forma de se sentir mais satisfeito.

4. Aproveite o que tem e estabeleça objetivos

Valorize suas conquistas e tudo aquilo que você possui. Pense no que você ainda não tem como um objetivo, não como uma frustração. Identifique seus desejos e busque alcançá-los.

5. Pense positivo

Fernando Sabino escreveu que "no fim tudo dá certo... Se não deu certo, é porque ainda não chegou ao fim". Por isso, não desanime frente às dificuldades. Manter-se positivo tem uma grande parcela de participação em uma vida plena.

Depois de conferir essas dicas para ser feliz, que tal abrir espaço para mais positividade na sua rotina? Permita-se desfrutar desse belo sentimento! E aproveite para deixar um comentário e nos dizer como você aproveita o dia a dia. O Vivo Mais Saudável quer ouvir a sua história.

TAGS
felicidade
satisfação
gratidão
positividade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ