Qualidade de Vida

05/06/2015 07:21 - Atualizado em 01/12/2016 03:21

Você sabe o que é reciclagem? Ajude a salvar o planeta

Reciclar é uma forma consciente de transformar os descartes em nova matéria-prima.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Separar o lixo, tirar os dejetos da calçada e de locais públicos, e destinar corretamente seus descartes são normas básicas de convivência social. Mas o que é reciclagem? Será que essas atitudes fazem parte do conceito? Sim, mas, apesar de ter uma definição simples, reciclar é algo muito mais complexo.

Em teoria, reciclagem consiste em transformar algo que já não tenha mais utilidade em matéria-prima para novos produtos. Por exemplo, latas de alumínio, papel de escritório, potes plásticos e outros materiais são reciclados para uma reutilização. Esse processo é capaz de poupar recursos do meio ambiente e promover novos empregos.

Uma forma de salvar vidas

Poluição, enchentes, chuva ácida e gases tóxicos infestam o ambiente e o ar que respiramos em função da falta de reciclagem. Desde o início do século 20, o incentivo à reutilização de materiais vem se intensificando como forma de economia. No entanto, o ganho principal é visto na natureza. Dar um novo destino a papéis, borracha, metais e vidrosé uma forma de limpar o planeta.

o que e reciclagem

Após um período de prosperidade econômica, países como Estados Unidos e Inglaterra foram impulsionados a uma cultura de consumo e descarte sem reciclar, o que gerou acúmulo de lixo. Na década de 1970, com o surgimento do Dia da Terra, ambientalistas reforçaram a importância da reciclagem e introduziram meios de reutilizar os dejetos.

O Brasil é considerado um reciclador exemplar. Em 2014, o país conseguiu reaproveitar mais de 95% do alumínio produzido, tornando-se o recordista mundial. Os dados, levantados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas (Abralatas), mostram que a economia de energia proporcionada por esse tipo de reciclagem é de 700 kWh em um ano.

E não é apenas o país e o mundo que ganham com a prática. Milhares de famílias fazem do descarte e do reaproveitamento uma forma de sustento.

De acordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), o faturamento das cooperativas formadas por catadores aumentou 311% no período de 2010 a 2014. Ou seja, é mais renda para combater a pobreza e conseguir qualidade de vida.

o que e reciclagem

O que é reciclagem: Saiba como pôr o conceito em prática

Sabendo o que é reciclagem, comece em casa mesmo. Para realizar a separação básica, coloque papéis, plásticos, caixas de leite, pneus e lâmpadas fluorescentes em recipientes distintos. O plástico se transforma em grânulos que são utilizados para produzir outros materiais, como sacos de lixo, mangueiras, pisos e peças automobilísticas.

Os papéis são causa de preocupação, pois somam uma das maiores matérias-primas descartadas, aumentando inclusive a exploração de madeira e o desmatamento das florestas. Um papel velho pode gerar um papel novo, então recicle sempre.

Embalagens de leite, feitas em material cartonado, devem ser lavadas antes do descarte para evitar apodrecimento e contaminação de bactérias. Os pneus não são muito perigosos, mas, se depositados em locais impróprios, podem ocasionar a proliferação da dengue. Busque empresas que o transformam em asfalto e outros materiais.

Lâmpadas, lixo eletrônico e medicamentos possuem repositórios específicos para seu descarte. Procure assistências sociais, lojas de equipamentos e farmácias para jogá-los fora. Não basta saber o que é reciclagem, você deve torná-la possível.

o que e reciclagem

A sua cidade tem coleta seletiva do lixo? Conte para nós! E aproveite para conferir as dicas de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
lixo
coleta seletiva
sustentabilidade
ecologia

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ