Qualidade de Vida

28/05/2015 11:50 - Atualizado em 21/11/2016 04:14

Você não sabe como relaxar? Conheça 7 maneiras

Reserve alguns minutos do dia para cuidar da sua saúde física e emocional.

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Redação

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Você possui uma rotina agitada e tensa? Saiba que existem técnicas simples que ensinam como relaxar. Incluir momentos de lazer e a prática de exercícios físicos no dia a dia, por exemplo, é uma maneira de espantar as preocupações.

Toda vez que você passa por uma situação de estresse, o resultado são incômodos, irritabilidade e mal-estar. Por isso, é essencial que você saiba como relaxar tanto no trabalho quanto em casa.  Confira algumas dicas.

como relaxar

Como relaxar e liberar endorfina

Pratique atividades físicas

Movimentar-se é a melhor maneira de liberar endorfina, substância natural que garante sensação de bem-estar e prazer, além de aliviar tensões e reduzir a ansiedade. Exercícios aeróbicos, como corrida e bicicleta, são bem-vindos. A musculação também é aliada.

Como chocolate

O chocolate amargo é fonte de triptofano, um aminoácido que ajuda na produção de serotonina, o chamado hormônio do prazer. A guloseima também possui componentes relacionados com relaxamento e redução da ansiedade. 

Como relaxar no trabalho

Se você sente dores no punho pelo uso contínuo do computador, ou dor nas costas pelas horas sentado na cadeira, saiba que alguns exercícios de relaxamento podem ajudar.

Movimente os ombros

Você pode realizar movimentos circulares. Sentado, puxe a musculatura do pescoço para cima, como se esticasse a pele, e inicie o processo. O exercício é bom para eliminar a tensão, principalmente se você passa muito tempo na mesma posição, em frente ao computador.

Movimente os braços

Outros exercícios podem ser realizados durante o trabalho. Estique os braços para a frente, com as palmas das mãos voltadas para fora, entrelaçadas. Vá até onde conseguir e repita a operação algumas vezes. Na dúvida, procure orientação de especialistas para praticar a ginástica laboral

Caminhe

Quando você estiver muito cansado ou desconfortável, experimente levantar-se e circular pelo ambiente. Dê aquela pausa para o café ou vá buscar algum documento em outra sala. O importante é esticar as pernas e estimular a circulação sanguínea. 

Não precisa de muito tempo. Cada exercício pode ser feito em pausas de 30 segundos ou um minuto, o que não atrapalha o rendimento. Pelo contrário: intervalos a cada meia ou uma hora renovam a sua atenção e estimulam a produtividade.

Como relaxar em casa

Automassagem 

É isso mesmo: você pode ser seu próprio massagista! Aplique óleo nas mãos e deslize-as pelos braços e pernas, fazendo movimentos das extremidades para o tronco. Deixe as mãos em forma de concha.

Para massagear mãos e pés, você pode utilizar a polpa dos polegares e seguir dos dedos até o punho ou o calcanhar. Esse processo ativa a circulação sanguínea e linfática, além de aliviar dores e diminuir o ritmo cardíaco, garantindo sensação de relaxamento.

Redecore

A maneira como você decora sua casa pode influenciar no relaxamento. Cores frias, como o azul, são boas opções. Use-as em almofadas, cortinas e lençóis, por exemplo.

Flores e ervas também proporcionam um ar tranquilo para o ambiente. Crie arranjos com hortelã e alecrim, que possuem função calmante e deixam um aroma agradável no ar. Incensos e essências são outras alternativas.

Gostou das dicas de como relaxar? Deixe um comentário! E continue acompanhando as novidades de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

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massagem
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