Qualidade de Vida

15/03/2015 09:23 - Atualizado em 13/11/2016 11:36

Você está pronto para morar sozinho? Confira dicas para ser feliz

Assim como tudo na vida, sair da casa dos pais para morar sozinho tem vantagens e desvantagens.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Principalmente entre os jovens, morar sozinho é sinônimo de independência. Sair da casa dos pais traz o sentimento de liberdade, além de fazer com que a pessoa se sinta adulta e responsável.

Porém, viver sozinho tem suas vantagens e desvantagens. A cama, por exemplo, não vai se arrumar sozinha, assim como a louça que vai continuar na pia e a roupa que permanecerá suja no cesto. Às vezes você não terá ninguém para conversar, só o barulho da televisão, mas isso faz parte da sua escolha.

morar sozinho

Mas não se desespere, porque é possível ser feliz ao morar sozinho. Para isso, basta um pouco de organização e alguns hábitos diferentes dos que você tinha na casa de seus pais. Confira as dicas:

Organize seu tempo

Evite deixar que o serviço doméstico se acumule, pois um ambiente sujo e desarrumado é desanimador. Mantenha uma rotina na qual você tenha tempo para fazer atividades como limpar a casa, lavar a louça ou pendurar a roupa no varal.

Conheça seus vizinhos

São os vizinhos que vão lhe ajudar quando você precisar, principalmente se estiver longe de sua família. Além disso, você terá alguém para dar um bom-dia ou boa-noite.

Tenha hobbies

A melhor parte de morar sozinho é poder ocupar o tempo e o espaço livre como bem quiser. Por isso, esse é um bom momento para se dedicar a hobbies, como cozinhar ou aprender a tocar um instrumento musical.

Saia de casa

Não acabe virando parte de sua mobília. Faça exercícios físicos, visite amigos e jante fora de casa para variar de ambiente.

6 vantagens de morar sozinho

Mesmo tendo desvantagens, morar sozinho ainda é uma das melhores maneiras para ter independência e aprender a se virar. As principais vantagens são:

- Ter seus próprios pertences e decorar a casa como quiser

- Comer o que der vontade e na hora que preferir

- Não precisar dividir banheiro, quarto ou controle remoto da televisão

- Não precisar dar satisfação sobre onde vai, com quem e a que horas volta (isso quando os pais não telefonam todos os dias, claro)

- Poder convidar quem você quiser para ir a sua casa

- Ter seus objetos no lugar que você desejar.

8 lições para morar sozinho

Morar sozinho também é um aprendizado. Sair da casa dos pais vai fazer você entender na pratica muito do que eles lhe diziam e que, para você, parecia brincadeira. Entre elas:

- O dinheiro acaba, se não controlarmos os gastos com besteiras

- Nem sempre podemos comprar uma comida diferente, por mais barata que ela pareça ser

- Chuveiro elétrico e lâmpadas não duram para sempre, e nem se trocam sozinhas

- Não haverá um prato de comida lhe esperando depois do serviço, a não ser que você o tenha preparado antes de sair de casa

- Se o despertador não tocar, você estará definitivamente atrasado

- A roupa não chega até a máquina de lavar sozinha

- A geladeira precisa ser limpa periodicamente

- Se você não limpar o banheiro, sua casa ficará com odores desagradáveis.

Tem mais alguma dica para quem quer morar sozinho? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
casa
família
mudança
independência

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ