Carla Furtado

ESPECIALIDADE

Comportamento, Saúde e Bem-estar

ONDE ATENDE

Carla Furtado

Apresentação

Carla Furtado é jornalista, palestrante e consultora de comunicação. Como um dos principais nomes do Marketing em Saúde no País, desenvolve projetos para empresas nacionais e internacionais. Dirige o escritório que leva seu nome, Carla Furtado Comunicação, é colunista da versão brasileira do jornal americano “The Huffington Post” e se dedica ao “The Flying Carpet Project” – primeira plataforma brasileira sobre Workation, o estilo de vida que elimina as fronteiras entre trabalho e férias.

O que Trata

Comportamento, Saúde e Bem-Estar.

Formação Acadêmica

Jornalista com especialização em Marketing, Design Estratégico e Master of Business Administration.

Cargos e Títulos

Especialista em Marketing, Design Estratégico e Pós-Graduada em Administração (MBA).

Qualidade de Vida

18/05/2015 06:00 - Atualizado em 23/11/2016 01:54

Você é uma pessoa de sorte? Como lidar com esta façanha

A consultora Carla Furtado convida você a refletir sobre algo que nem todos percebem que têm, mas que está lá. Basta enxergar as possibilidades.

POR

Carla Furtado

  • +A
  • -A

Você se considera uma pessoa com sorte? No dia a dia, sempre buscamos motivos para tê-la. O texto abaixo nos faz refletir. Por muitas vezes, a sorte está conosco e não sabemos como usá-la. Acredite!

Como está sua saúde emocional? Faça um teste.

Estou sentada em uma poltrona. A poltrona está no palco. À minha frente, a plateia. Ao meu lado, duas grandes mulheres e a anfitriã. Estou muito feliz. Que sorte ter aceito o convite. Ou melhor, que sorte tê-lo recebido.

Pesquisadores, vez ou outra, se debruçam sobre o acaso, em especial, o acaso feliz ou aquilo que em inglês se chama serendipity. Em português, o mais próximo seria sorte, essa mesma que experimentei. Ocorre que, visto de perto e sob lentes de aumento, o acaso feliz tem pré-requisitos. Em primeiro lugar, é preciso estar aberto às possibilidades – sem isso, elas passarão despercebidas. Meu pai citava sua avó que, por sua vez, citava um dito popular: “A oportunidade é um cavalo que passa sem sela, uma vez só”. Algumas pessoas conseguem ver o cavalo se aproximando, outras apenas quando já passou. E há, ainda, aqueles que perguntam: “Que cavalo?”.

É fácil perceber uma segunda característica nos ditos sortudos: atitude. Mas não uma atitude qualquer. Ela é precedida por pensamento ágil e flexibilidade. O acaso é um lapso, não há tempo para análises aprofundadas de prós e contras. Quem não está pronto para mudar de planos também não está pronto para encontrar-se com a sorte. A rigidez a dilui.

Quer ser visitado pela serendipidade? Cuide bem de suas relações. Network não serve apenas ao set profissional. Mentes brilhantes – como Anthony Tjan, co-autor do bestseller "Heart, Smarts, Guts, and Luck", e o pesquisador Stephann Makri – são taxativas: o encontro com outras pessoas ainda é o melhor caminho para acasos felizes. Eu, por exemplo, devo a participação no evento citado ao início do texto a um amigo que, em uma conversa informal, percebeu que me encaixaria bem no talk show que um de seus contatos produzia naquele momento.

É claro que a sorte carrega em si algo que está fora de controle. Mas, abraçá-la é sabedoria. “Pessoas sem sorte são usualmente tensas. A ansiedade impede a habilidade para perceber o inesperado. Como resultado, desperdiçam oportunidades”, pontua Dr. Makri. Ele continua: “Para ter sorte, esteja preparado para desviar suas rotas, romper a rotina, não temer fracassos. A sorte sorri a quem experimenta novos caminhos. E atenção à tecnologia, nossas vidas estão ficando mais eficientes, mas nosso mundo está se estreitando”. E perspectivas estreitas são inimigas da sorte.

Veja como está seu nível de Estresse e Ansiedade

Gostou do artigo? Deixe um comentário.

E se você tiver alguma história de superação repleta de sorte, conta pra gente.

Ela pode virar matéria no Vivo Mais Saudável e inspirar milhares de pessoas. Clique aqui e saiba como.

 

TAGS
sorte
trabalho
oportunidade
felicidade
carla furtado
alegria
pessoa sortuda
como ter sorte
sorte no trabalho
sorte no amor
sorte com dinheiro
mega sena da sorte

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ