Qualidade de Vida

18/03/2015 05:34 - Atualizado em 21/10/2016 03:11

Viajar sozinho tem vantagens: Confira dicas para se aventurar

Experiência pessoal única, viajar sozinho requer planejamento e alguns cuidados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Viajar sozinho tem se tornado cada vez mais uma preferência. Segundo um dos maiores sites de viagens do mundo, o Trip Advisor, uma em cada quatro mulheres brasileiras viajam sozinhas. A pesquisa feita com 9852 pessoas do sexo feminino também apontou que, em 2015, elas planejam repetir a experiência de duas a quatro vezes – e também solitárias.

Os principais motivos que levam a uma viagem sozinha são a liberdade de escolher a programação e a falta de recursos financeiros dos amigos e familiares para fazer companhia. Das entrevistadas, 52% afirmam que ganham maior confiança viajando sozinha, 51% aprendem mais sobre novas culturas e 50% têm maior independência.

Veja dicas para tornar essa experiência um momento único e saiba quais são os destinos mais seguros para viajar sozinho.

viajar sozinho

As vantagens de viajar sozinho

Amigos

Fazer amizades é praticamente uma obrigação para quem viaja sozinho. Aliás, é muito importante ser espontâneo e conter a timidez na hora de pedir informações. É dessa forma, também, que podem surgir grandes amigos.

Durante uma experiência no exterior, é comum as pessoas se ajudarem. As relações podem permanecer duradouras por meio do contato via redes sociais.

Independência

Autonomia é outro bônus para quem se arrisca a viajar sozinho. Você pode fazer o quiser, sem restrições ou horários pré-determinados. Os roteiros e destinos ficam por sua conta.

Além disso, é necessário fazer da solidão uma aliada. Existem problemas que você terá que resolver por si mesmo e, com isso, aprender a ser independente.

Aprendendo na marra

Você vai ter que se virar. Faltou dinheiro? Não encontra o caminho? Ficou doente? Resolva. Além de saber se comunicar bem com os outros e nos estabelecimentos comerciais, você precisa organizar totalmente sua vida para evitar os perrengues. Quando viaja sem companhia, algumas coisas são difíceis, mas o aprendizado vem em dobro.

Autoconhecimento

Quando você viajar sozinho, terá tempo para refletir sobre suas limitações e potencialidades. Essa é uma das experiências mais benéficas para conhecer a si mesmo, avaliar as reações e descobrir novos mundos. A insegurança deve ser deixada de lado e a disposição precisa ser renovada diariamente.

Problemas de viajar sozinho têm solução

Driblando a falta de dinheiro

O orçamento para viajar sozinho costuma ser restrito. Por isso, ter um bom seguro - de viagem e de saúde - é fundamental para garantir tranquilidade. Pesquisar preços de passagens, valores de passeios por temporada, hospedagem e meios de transporte também proporciona maior economia.

Para quem viaja sozinho, ficar em um hostel é uma boa opção, já que você convive com outros viajantes e tem maior facilidade de acesso aos passeios.

Saindo com segurança

A pesquisa do Trip Advisor também mostrou que a maior preocupação de quem viaja sozinho, principalmente entre as mulheres, é a segurança. De acordo com os dados, 61% delas evitam lugares desertos e 45% tentam não se comportar como um turista típico.

De acordo com uma pesquisa do Governo do Canadá, em 2014, Austrália, Argentina, Estados Unidos, Nova Zelândia e diversos países da Europa foram elencados como os destinos mais seguros para uma viagem.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
viagem
férias
planejamento
solidão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ