Qualidade de Vida

16/07/2014 07:00 - Atualizado em 01/12/2016 11:46

Viagem de carro com crianças não precisa ser pesadelo. Veja dicas

Viagem de carro nas férias pode virar confraternização em família.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Longa viagem de carro e crianças ansiosas pelas férias não costumam ser uma combinação tranquila. Inquietos, os pequenos costumam chamar a atenção brigando entre si, falando alto, querendo parar toda hora para ir ao banheiro e insistindo ter fome a qualquer momento. Mas existem técnicas e dicas que podem tornar esse passeio bem mais ameno. 

Viagem de carro com as crianças

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Você também era assim. Lembra? Toda hora, perguntava para seus pais se já estavam chegando. Pensava que aquela era a viagem mais demorada do mundo. Queria sair do carro, correr para fora, fazer xixi, comer alguma coisa e, principalmente, entender por que aquele trajeto de carro demorava tanto e era tão entediante.

Essa é a questão. Para uma criança, uma viagem de carro é realmente entediante. Ela está aqui para descobrir o mundo, e não para ficar horas "sem fazer nada" em um veículo fechado.

Dicas para fazer uma viagem de carro

Por isso, aproveite esta série de dicas para que a sua viagem mais tranquila e divertida, sem se tornar um "programa de índio":

Mobilize as crianças

Se os pais já estão desanimados com a viagem de carro, os filhos não serão diferentes. Um sorriso na cara, um estado de espirito alto astral e cordialidade com os jovens são os primeiros passos para uma ótimo passeio.

Fragmente a viagem

Nenhuma criança no mundo com plena saúde ficará quieta sentada durante horas em uma viagem de carro. Então é imprescindível que os pais pesquisem o trajeto e procurem parques, lanchonetes e ambientes divertidos próximos à estrada. Isso dará a oportunidade de a criança ir ao banheiro, esticar as pernas, dar uma corridinha e ainda vai fragmentar a viagem, tornando-a menos cansativa.

Analise o melhor horário

Se o seu filho for um bebê, procure viajar nos horários em que ele costumeiramente está dormindo. Se as crianças já são maiores e bastante agitadas, a pedida pode ser viajar durante a noite. Os horários mais indicados, para a viagem de carro, são no início e final do dia, pois as estradas estão menos movimentadas, e a temperatura costuma cair. Lembre-se: crianças paradas em um congestionamento não serão uma boa companhia.

Tenha lanches prontos

Todo mundo gosta de fazer uma "boquinha" de vez em quando. Sanduíches leves, uma água geladinha e uma maça picada podem fazer a alegria da garotada.

Proponha brincadeiras

Não interessa a família, a classe social ou a educação. Vai chegar uma hora em que a vai imitar o Burro do Shrek e perguntar: "A gente já chegou?". A primeira vez poderá ser engraçada. A segunda, divertida. Mas logo a situação pode fugir do seu controle.

Então, antes de sair de casa, proponha jogos. Uma ideia interessante é associar pontos geográficos famosos ou conhecidos que estarão no trajeto com algum tipo de premiação ou brincadeira, a fim de que as crinças se animem com a jornada em vez de pensarem apenas no destino final. 

Jogos simples como "Qual é a fruta?", "Contar carros" ou mesmo "O que é, o que é?" podem contribuir para que o tempo passe mais rapidamente durante o passeio.

Leve um tablet ou dispositivo eletrônico

Tablets e dispositivos eletrônicos, como videogames portáteis, não devem ser a forma definitiva de entretenimento das crianças, mas, em uma viagem de carro, podem ser excelentes aliados. Eles costumam reter a atenção dos jovens por longos períodos. No tablet, você pode deixar preparado um filme ou desenho do interesse dos pequenos. Em um videogame portátil, você provavelmente não vai precisar deixar nada preparado. Eles saberão o que fazer.

E aí, gostou do texto ? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ