Qualidade de Vida

19/09/2014 11:47 - Atualizado em 26/09/2016 10:19

Veja vantagens e dicas para ir trabalhar de bicicleta

Deixar o carro de lado e ir trabalhar de bicicleta exercita o corpo e colabora com a sociedade.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O número de veículos no Brasil aumenta ano a ano. O país já computa um automóvel para cada 4,4 habitantes. Isso significa 45,4 milhões de veículos circulando pelas vias. Com a ampliação da frota, o tráfego também tem seu fluxo majorado, o que, em grandes centros urbanos, pode significar um problema. Os congestionamentos podem tomar horas e atrapalhar a circulação de carros, motos e ônibus.

trabalhar-de-bicicleta

Com pessoas presas no trânsito, há atrasos, o que gera prejuízos às empresas e à economia como um todo. Uma solução barata e que cada vez parece ganhar mais adeptos é ir trabalhar de bicicleta. As vantagens da proposta são inúmeras já que sugerem benefícios individuais e coletivos.

Vantagens de trabalhar de bicicleta

A melhoria do condicionamento físico é tida como a maior conveniência de se fazer o percurso de casa até o trabalho pedalando. Com meia hora diária de exercício, já é possível sentir os efeitos no corpo: perda de peso, tonificação de músculos e aumento da resistência. A redução de problemas com colesterol, diabetes e pressão alta é igualmente associada à prática.

Trabalhar de bicicleta economiza tempo, já que o trajeto pode ser percorrido sem interrupções, independentemente do horário ou do clima (ok, por vezes a capa de chuva terá de ser utilizada). Quem opta por ir ao escritório de bike economiza dinheiro, considerando que os gastos com combustível, estacionamento e manutenção do carro ficam de lado.

andar-de-bicicleta

Quem se propõe a ir trabalhar de bicicleta em geral também chega menos estressado ao escritório: por ter seguido seu caminho sem sinais vermelhos e cruzamentos trancados, estará possivelmente mais tranquilo. Mais sossegado, o ciclista, em tese, é também mais produtivo.

As benfeitorias de ir-se trabalhar de bicicleta contemplam da mesma forma o meio-ambiente, pois ao optar por um transporte não-poluente, reduz-se a emissão de gás carbônico na atmosfera – o planeta agradece.

Cuidados ao ir trabalhar de bicicleta

Sair para trabalhar de bicicleta é hábito que requer cuidados. Isso é dizer que o ciclista precisa respeitar os limites do seu espaço e andar impreterivelmente pela ciclovia.

Se o caminho até a companhia é longo, pondere a ideia de ir de bike até a estação de trem ou o ponto de ônibus, assim você tem a chance de se exercitar nem que seja um mínimo por dia.

trabalhar-de-bicicletaPara funcionários de empresas que não possuem duchas, um grande empecilho para que alguns se decidam por deslocar-se de bicicleta para o trabalho, algumas sugestões são:

- Tomar banho antes de pedalar para que os odores sejam reduzidos ao transpirar

- Aplicar antitranspirantes antes e depois do percurso

- Utilizar lenços umedecidos para higienizar as axilas quando chegar no escritório

- Trocar de roupa, inclusive peças íntimas e meias, assim que chegar à empresa

- Ter um perfume na gaveta da mesa, assim você poderá aplicá-lo após o exercício.

Como último conselho, se for de bike, não saia de casa atrasado. Dessa forma, você poderá manter o mesmo ritmo entre uma pedalada e outra e ainda apreciar o trajeto por uma perspectiva que você não teria no carro.

Gostou das nossas dicas de trabalhar de bicicleta? Então deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
bicicleta
trabalho
transporte

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ