Qualidade de Vida

26/06/2014 09:00 - Atualizado em 25/11/2016 09:12

Veja dicas para escolher o melhor berço para bebê

Berço para bebê deve obedecer a diversos critérios, como segurança e conforto.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma grande decisão que precede o nascimento de um filho é a escolha do berço para bebê. É importante escolher a caminha mais adequada, pois boas noites de sono serão essenciais para a saúde, para o crescimento e para o futuro da criança.

Como escolher berço para bebê

Foto: Shutterstock

Para o pequeno, o conforto durante o sono pode afetar seu humor, alimentação e disposição durante o dia. Esse será o único espaço onde ele repousará sem a sua supervisão em tempo integral. Então, planeje de forma correta e atenta a escolha do melhor berço para bebê.

7 quesitos importantes do berço para bebê

Há diversos fatores que você deve levar em conta. Reunimos abaixo alguns dos principais:

Segurança

O Inmetro não exige o selo de segurança para os berços estarem à venda no mercado, mas algumas marcas se disponibilizam a passar pelos testes para obter a certificação. Dê prioridade a elas. De qualquer forma, atente para alguns cuidados. A grade lateral deve ter um espaçamento de até 6,5 centímetros, para evitar que o bebê coloque a sua cabeça no vão. Já a distância ente o estrado e as laterais do berço não devem ultrapassar os 2,5 centímetros, para que as mãozinhas não fiquem presas – já a altura da proteção deve ser de 60 centímetros, para que a criança não pule para fora quando estiver maior.

Conforto

Os colchões de berço devem ser de espuma e ter densidade 18. Não escolha um modelo nem muito duro e nem muito mole. Quando a criança estiver maior, a densidade pode se aproximar de 23, recomendado para quem tem menos de 50 quilos.

Mandar fazer?

Se você quiser otimizar o espaço do quarto e fazer o berço com as medidas ideais, pode optar por mandar fazer o berço. Mas procure sempre bons profissionais, bem recomendados, e oriente-os para seguir as normas de segurança. Procure as normas da ABNT e Inmetro e forneça-as para o fabricante. Lembre que não podem ser utilizadas tintas com materiais tóxicos e os parafusos e outros materiais devem estar em bom estado.

Tamanho

Se você vai mandar construir o berço e não tem muita noção de qual tamanho pedir, procure seguir o tamanho americano: 1,3 m de comprimento e 70 cm de largura. Essa medida se refere à parte interna, deve ser referência para o colchão. Oriente a fabricação respeitando as medidas que mencionamos acima, no item “Segurança”.

Rodinhas

Pode parecer um capricho, mas um berço para bebê com rodinhas pode lhe facilitar o manejo. Pense que o quarto da criança deve ficar sempre limpo e as rodas vão proporcionar melhor mobilidade para manter o quarto bem asseado. Também é ideal para quem gosta de repensar a decoração do quarto com frequência. Certifique-se apenas que as rodas têm um sistema de travas.

Funcionais

Existem outros “caprichos” que você pode agregar ao berço para bebê. Alguns já vêm com gavetas e trocador acoplado, que podem lhe facilitar bastante as tarefas e ainda otimizar o espaço do quarto. Há ainda os berços que viram mini cama e os desmontáveis para viagem. Outras funcionalidades são a grade móvel, o sistema antirrefluxo e diferentes níveis de estrado.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário ou compartilhe sua experiência! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ