Qualidade de Vida

03/02/2015 09:44 - Atualizado em 19/10/2016 04:03

Veja dicas de saúde para dias de calor intenso

Cuidados com a hidratação e a alimentação são essenciais em dias de calor intenso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os cuidados com a saúde devem ser redobrados em dias de sol quente e altas temperaturas. No calor intenso, o corpo precisa suar para manter a temperatura ideal, eliminando água e sais minerais. Por isso, é necessário hidratá-lo constantemente, além de se tomarem outras precauções para prevenir danos à saúde.

calor intenso

Principais cuidados em dias de calor intenso

Problemas como desidratação, insolação e indisposições alimentares são os mais comuns em dias de calor intenso. E os idosos e as crianças são as vítimas mais fáceis, pois têm a saúde mais frágil e vulnerável. O principal cuidado para evitar complicações é ingerir bastante líquido durante o dia todo.

O ideal é consumir pelo menos dois litros de líquidos por dia, dependendo do organismo de cada pessoa. Também é preciso ter cuidado com a qualidade da água consumida, além de se evitar a ingestão de alimentos malconservados.

No calor, as bactérias e fungos sobrevivem e se ploriferam com mais facilidade, estragando os alimentos mais rápido.

Os raios solares UVA e UVB também podem causar danos à saúde, como o risco de queimaduras, câncer de pele e envelhecimento precoce. Por isso, o uso de protetor solar é indispensável em dias de calor intenso. O filtro deve ser usado diariamente, até mesmo para ir ao trabalho.

Dicas para dias de calor intenso

O excesso de calor causa moleza, dores e mau humor, afetando diretamente o funcionamento do organismo. Sintomas como cansaço, inchaço e dores de cabeça são comuns nos dias de calor intenso, mas também são sinais de que o corpo não está sendo hidratado e cuidado corretamente.

A dica mais importante para manter a saúde nas altas temperaturas é beber bastante líquido. Água, sucos de frutas e água de coco são muito recomendados para repor o líquido e os sais minerais do organismo. Não espere sentir sede para beber água: fique sempre com uma garrafinha à disposição.

A alimentação deve ser equilibrada, com opções saudáveis e leves. Frutas, verduras e legumes são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de apresentarem grandes quantidades de água em sua composição, ajudando a hidratar o corpo. Também são ricas em potássio, que precisa ser reposto quando há uma produção excessiva de suor.

Alguns cuidados com a prática de exercícios físicos no calor intenso também são necessários. A hidratação deve ser feita antes, durante e após a atividade física. Use roupas adequadas e confortáveis, optando por tecidos de algodão e malha, que absorvem o suor. Evite tecidos sintéticos, que atrapalham a transpiração.

É importante, por fim, evitar a exposição excessiva ao sol, principalmente nos horários em que ele está mais quente, entre 10h e 16h. E não esqueça de sempre usar o filtro solar para proteger a pele e manter um aspecto saudável e jovem.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
verão
alimentação saudável
protetor solar
hidratação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ