Qualidade de Vida

21/09/2014 05:54 - Atualizado em 02/12/2016 11:58

Veja como meditar em diferentes locais e momentos do dia

Técnicas variadas ensinam que há como meditar até enquanto você caminha para o trabalho.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Meditar é uma prática que busca conectar a mente humana com algum objeto específico e espiritual. O processo de meditação exige capacidade de concentração e foco, mas só consegue alcançar algum tipo de sucesso após muitas tentativas. É que a meditação é o exercício da mente, que elimina os elementos desnecessários e otimiza os essenciais.

Gostou da ideia? Então vamos descobrir agora como meditar e elevar seu espírito.

como-meditar

Como meditar em silêncio

A meditação tradicional, baseada na posição do Buda Vairochana, é a mais conhecida dentre todas as formas de meditação. Ela faz parte das técnicas de elevação espiritual do budismo chinês e é o ponto central, no qual se baseiam todas as demais crenças budistas. O ato meditativo é visto como mensagem essencial transmitida pelo buda Shakyamuni e utiliza-se de dois pressupostos.

O primeiro diz que quem atinge um estágio máximo de compreensão sobre a vida e alcança a sabedoria, será verdadeiramente livre. Já o segundo fala que o alcance dessa sabedoria é uma capacidade inata da mente e que basta focalizar algum objeto ou objetivo e tal capacidade seria ativada. Para conquistar a liberdade, segundo a crença, é preciso exercitar determinadas práticas, como meditar.

A meditação silenciosa e sentada possui uma posição considerada ideal: a posição de lótus. Ela é considerada a melhor postura para esse método de meditação por propiciar ao corpo um estado de equilíbrio e de grande circulação de energias. A postura facilita o relaxamento e a entrega ao objeto que é foco da meditação.

Posição de lótus

Para saber como meditar em posição de lótus, repita os seguintes passos:

1 - Sente-se sobre um tapete, uma almofada ou mesmo no chão.

2 - Cruze as pernas à sua frente, de modo que o pé esquerdo esteja sobre a coxa direita e o pé direito sobre a coxa esquerda, nessa ordem.

3 - Repouse as mãos no colo com as palmas viradas para cima. O dorso de uma das mãos deve estar sobre a palma da outra e os polegares devem se tocar levemente.

como-meditar

4 - Mantenha a coluna ereta. Ela é principal centro nervoso do corpo e é ali que todas as energias se reúnem.

5 - Mantenha a cabeça ereta e alinhada com o resto do corpo, além de deixar os ombros abertos e relaxados.

6 - Os olhos devem ficar abertos e fixos em algum ponto imaginário.

7 - Inicie a meditação pelo processo de interiorização. A energia e a atenção devem ser retiradas de tudo aquilo que acontece fora do corpo e voltadas para aquilo que pertence a própria pessoa. Esse é o primeiro nível da meditação.

Como meditar ao longo do dia

Mas é importante saber que a meditação budista chinesa não é o único meio de exercitar a mente. Você também pode praticar técnicas de relaxamento físico e mental enquanto pratica outras atividades do dia a dia. O zen budismo, por exemplo, possui um formato de meditação que mostra como meditar caminhando é um ato possível. Basta contar os passos e sincronizá-los com a sua respiração.

Já a meditação dinâmica é um exercício uniforme: trabalha a mente e o corpo. Nessa prática você deve trabalhar a respiração até libertar-se da aflição. Então exponha tudo o que sente: grite, chore, ria e mantenha-se em movimento. Então pule e repita o mantra “HUU”. Após 10 minutos, pare na posição em que estiver e sinta a energia fluir. Se você estiver em locais públicos, entoe o mantra em silêncio.

Agora que você já sabe como meditar, é tempo de colocar as técnicas em prática. Saiba que meditar é uma forma de resolver os seus problemas e embates interiores. Entre seus desejos e necessidades, entre o que você busca e o que conquista. O princípio fundamental da atividade é o relaxamento e o conforto. Escolha a prática que mais se enquadra em sua forma de enfrentar as dificuldades e aproveite os benefícios.

E aí, curtiu nossas dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de ficar ligado na nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
meditação
ansiedade
estresse
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ