Qualidade de Vida

12/02/2016 10:00 - Atualizado em 05/12/2016 08:46

Veja como dormir de bruços pode acabar com a coluna

A posição sobrecarrega a coluna e limita a rotação do pescoço.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você adora dormir de bruços, atenção: isso pode comprometer a sua saúde. A posição é considerada uma das menos saudáveis para uma boa noite de sono, podendo causar lesões e desconfortos ao longo do dia.

Para algumas pessoas, é superconfortável, mas dormir de barriga para baixo acaba com a coluna. Confira outras consequências desse hábito e saiba quais são as alternativas mais indicadas para um sono de qualidade.

foto de homem ao dormir de bruços

Por que dormir de bruços faz mal?

Dormir de bruços não é recomendado pelos especialistas por prejudicar a rotação do pescoço, o que pode causar desde torcicolos até inflamações e lesões mais sérias. O desconforto pode ser sentido no curto ou no longo prazo.

Além disso, essa posição também sobrecarrega as regiões lombar e cervical. Ao longo do tempo, ela pode reduzir a amplitude do movimento do pescoço e, até mesmo, comprometer a postura.

Os torcicolos são problemas pontuais e que tendem a passar em alguns dias. Algumas alternativas para o tratamento são a utilização de um colar cervical, de uma toalha ou de compressas de água quente na região.

Vale lembrar que o uso do travesseiro aumenta ainda mais o impacto na coluna e na cervical de quem dorme de bruços. O correto, ao dormir, é manter a curvatura do pescoço, o que não acontece quando a pessoa fica de barriga para baixo.

Deitar sem travesseiro pode até ser positivo para algumas pessoas. No entanto, o ideal é conversar com um quiropraxista ou um médico ortopedista sobre quais são as melhores opções em cada caso.

As posições mais saudáveis para dormir

Aí você se pergunta: "Se dormir de bruços é ruim, devo dormir de barriga para cima?". Tampouco. Essa também é considerada uma posição ruim. Apesar de boa parte da coluna ficar reta, o travesseiro faz com que haja um desvio na cervical, o que pode levar a dores e desconfortos.

A recomendação médica é apostar na posição de lado. Nesse caso, a coluna se mantém alinhada e a respiração é tranquila. Ainda assim, é importante ficar atento à altura do travesseiro. Ele deve ficar no mesmo nível que o ombro, garantindo que a coluna fique reta.

Para quem não consegue abandonar o hábito de dormir de barriga para cima, a dica é apostar em um travesseiro mais baixo para minimizar o impacto. Porém, essa é uma posição que favorece a apneia. Ou seja, se você tem problemas com ronco, faça um esforço para virar de lado.

Para deixar a sua noite de sono ainda mais saudável, é recomendado colocar um travesseiro ou uma almofada entre os joelhos. O hábito diminui a torção da bacia e ajuda no relaxamento. Essa é, inclusive, a melhor alternativa para as gestantes, principalmente mulheres em gravidez mais avançada.

Você costuma dormir de bruços? Pretende mudar seus hábitos, depois de conferir esse artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
sono
respiração
postura
posição para dormir

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ