Qualidade de Vida

23/08/2014 10:33 - Atualizado em 28/11/2016 11:05

Veja como diminuir o estresse diário em 13 passos

Entender como diminuir o estresse é importante para melhorar a sua qualidade de vida.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A semana é cheia: metas no trabalho, reunião com o cliente, apresentação do filho na escola. Somado a isso, sempre há imprevistos: a empregada fica doente, a reforma da casa atrasou, o marido ou esposa viajou a negócios e o carro quebrou.

Situações aparentemente comuns do dia a dia podem fazer com que você se sinta pressionado e ansioso. Quando as preocupações se tornam algo recorrente, como parte da rotina diária, é aberta uma brecha para a exaustão física e mental e é preciso entender de forma urgente como diminuir o estresse.

como-diminuir-o-estresse


O que é o estresse

Explicado como uma reação imediata e intensa do organismo, o estresse pode ser resumido como a mobilização geral dos recursos do corpo, iniciada a partir de situações que exigem muito do indivíduo.

Tais circunstâncias podem ser as mais variadas possíveis: a morte de alguém ou o fim de um relacionamento, o medo de ser demitido, os desgastes do cotidiano, entre outras. Nos momentos mais sobrecarregados da vida, o metabolismo trata de providenciar respostas fisiológicas (o coração acelera, sua-se, há tensão muscular). É diante destes quadros que identificar como diminuir o estresse torna-se uma necessidade.

Respostas cognitivas, como o constante estado de alerta, da mesma forma, indicam estresse. Quando estas reações orgânicas e psicológicas tornam-se frequentes, intensas ou duradouras, pode haver desgaste e o estresse expõe a pessoa ao mal-estar físico e emocional, reduz a produtividade e aumenta a predisposição a doenças.

Como diminuir o estresse em 13 passos

Separamos algumas dicas básicas para você combater o estresse, problema tido como um dos males do século. Veja que ações simples no dia a dia podem demonstrar como diminuir o estresse e dar fim aos momentos de angústia, tensão e ansiedade na rotina.

Identifique as causas

A primeira recomendação é identificar as situações que mais lhe causam estresse. Ao saber o que lhe incomoda, torna-se mais fácil encontrar soluções.

Mude hábitos

Evitar álcool, cigarros e frituras é medida urgente para entender como diminuir o estresse. Maus hábitos só irão acentuar problemas.

Faça algo que goste

Liste as atividades que você mais gosta e programe-as: as que exigem mais tempo podem ser realizadas nos finais de semana.

Estabeleça limites

Aprenda a dizer “não”. Conheça os seus limites e respeite-os. Receber mais responsabilidades do que você pode dar conta certamente lhe trará inconvenientes.

Cuide das companhias

Evite pessoas que lhe provoquem estresse. Se alguém, constantemente, lhe traz problemas, limite o tempo que passa com essa pessoa. É a maneira mais saudável de lidar com este tipo de agente estressor.

Tenha organização

Organize suas tarefas a partir das prioridades. Se você tem uma longa lista de coisas a fazer, separe-as entre “deveria” e “tem” que realizar. Isso auxilia na “hierarquização” dos afazeres.

Seja positiva

Idealizar um bom desdobramento para o seu projeto vai impulsionar sua criatividade para aprimorá-lo ainda mais.

Dedique-se à família

Se a ideia é descobrir como diminuir o estresse, nada melhor que dedicar mais tempo para desfrutar da boa companhia da família e dos amigos.

Relaxe no banho

Tome longos e relaxantes banhos. A pressa do cotidiano não pode privá-la de uma boa ducha.

Que tal uma massagem?

Visite regularmente uma massagista, assim seus pontos de tensão serão tratados por quem sabe combatê-los.

Terapia pode ajudar

Do mesmo modo, reserve pelo menos um dia da semana para visitar um terapeuta, assim você terá a chance de falar tudo o que precisa.

Mexa-se

Pratique exercícios. Em geral, o esporte ajuda a canalizar as energias acumuladas durante a semana.

Ria mais

Assista a uma comédia. Isso certamente lhe ajudará a dar algumas gargalhadas.

TAGS
estresse
qualidade de vida
bem-estar
relaxamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ