Qualidade de Vida

10/08/2015 05:24 - Atualizado em 01/01/2017 04:33

Tenha uma vida sexual ativa e garanta 7 benefícios

Manter relações sexuais frequentemente melhora a saúde do coração, alivia dores e ainda ajuda na prevenção do câncer de próstata.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para se ter uma ideia das vantagens de manter uma vida sexual ativa, a sexualidade é um dos parâmetros utilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar a qualidade de vida das pessoas. São benefícios físicos e mentais que contribuem para viver melhor e com mais saúde.

Ter uma vida sexual ativa e segura ajuda a controlar os níveis hormonais, melhora a circulação sanguínea, alivia o estresse e faz bem até para o aspecto da pele.

casal com vida sexual ativa na cama

Benefícios de ter uma vida sexual ativa

1. Protege o coração

De acordo com um estudo da Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha, realizado com mais de 3 mil homens entre 45 e 59 anos durante 20 anos, o sexo frequente pode reduzir o risco de infartos fatais e derrames. Os resultados mostraram que a morte súbita causada por problemas de coração é mais comum entre homens que afirmam ter níveis baixos ou moderados de atividade sexual.

Além de aumentar a frequência cardíaca e estimular a circulação sanguínea, o sexo ajuda a manter o estrogênio e os níveis de testosterona em equilíbrio. Quando esses hormônios estão em baixa, há mais riscos de ocorrer osteoporose e doenças cardíacas.

2. Diminui a dor

Manter a vida sexual ativa também ajuda a aliviar as dores, pois aumenta os níveis de ocitocina (conhecido como hormônio do amor) e de endorfina, que traz sensação de prazer e alivia a tensão. Com isso, fazer sexo pode ser um ótimo remédio para dores de cabeça, artrite e até mesmo para os incômodos da TPM.

3. Faz bem para a pele

Segundo um um estudo realizado por cientistas da Universidade Queens, do Reino Unido, o sexo é um ótimo aliado para manter a beleza e juventude da pele, principalmente quando feito no período da manhã. Os resultados apontam que atingir o orgasmo aumenta os níveis de estrogênio, testosterona e outros hormônios ligados ao brilho e à textura da pele e dos cabelos.

4. Mantém o corpo em forma

Segundo a Associação Americana de Educadores e Terapeutas Sexuais, a vida sexual ativa é um ótimo exercício para o corpo. Isso porque meia hora de sexo queima aproximadamente 90 calorias.

5. Fortalece a imunidade

Pesquisadores da Universidade Wilkes, da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriram que uma vida sexual ativa aumenta os níveis dos anticorpos conhecidos como imunoglobinas (IgA), responsáveis pela proteção do organismo contra germes e vírus. Isso ajuda a evitar infecções, gripes e resfriados.

6. Alivia o estresse

Os níveis elevados de cortisol, o hormônio do estresse, podem provocar diversos problemas de saúde. Porém, com o sexo, é possível liberar grandes quantidades de endorfina, ajudando a aliviar a tensão e manter o estresse sob controle.

7. Previne o câncer de próstata

Outro benefício do sexo para os homens é que ejacular com frequência diminui o risco de desenvolver câncer de próstata, um dos principais entre a população masculina. Isso foi confirmado por uma pesquisa do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, que mostrou que ter em média 21 ejaculações mensais reduz em até 33% os riscos da doença.

vida sexual ativa casal na cama

Não esqueça da proteção

Para garantir todos esses benefícios e ter uma vida sexual saudável, é indispensável ter alguns cuidados, como utilizar métodos contraceptivos. O preservativo, ou camisinha, é a forma mais segura de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis e ainda evitar uma gravidez indesejada.

Que sexo é bom, não há dúvidas, mas você conhecia todos esses benefícios? Conte para nós! E continue ligado nas novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
coração
benefícios do sexo
pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ