Qualidade de Vida

17/05/2015 01:15 - Atualizado em 06/11/2016 01:24

Supere a baixa autoestima e viva dias mais felizes

Chega de achar que todo mundo é melhor que você. Concentre-se nas suas qualidades e aposte no amor próprio.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Enfrentar a baixa autoestima, infelizmente, é um problema comum da sociedade moderna. O sentimento de inadequação, falta de confiança em si mesmo e incapacidade para enfrentar desafios são algumas das características que envolvem as pessoas.

Quem tem baixa autoestima costuma se desvalorizar e não se sente merecedor de amor, carinho ou respeito. Para dar adeus a toda essa negatividade, reunimos algumas dicas para levantar o astral e renovar o amor-próprio e a confiança.

baixa autoestima

Mulheres sofrem mais com baixa autoestima

Uma pesquisa realizada por uma multinacional cosmética revelou um dado alarmante: apenas 4% das entrevistadas se consideravam bonitas. Um grande motivador para a baixa autoestima pode ser o detalhismo feminismo, que estimula a encontrar defeitos ou subestimar as próprias qualidades.

A busca pelo corpo perfeito, ou por um cabelo diferente do seu, ou ainda a tentativa de se encaixar nos padrões de beleza contribuem para a baixa autoestima das mulheres.

Outra pesquisa, realizada pelo Maudsley Hospital, no Reino Unido, revelou que a confiança de garotas caía 80% após uma hora olhando revistas de moda. Os padrões estéticos cada vez mais distantes do mundo real colaboram para que a mulher se sinta inferiorizada.

Seja feliz consigo mesma

A beleza de cada mulher é única e, mais que isso, todas têm talentos e capacidades especiais que devem ser valorizadas. Você está pronta para viver dias mais alegres e leves? Confira dicas para melhorar a autoestima e renovar o amor-próprio.

1. Diga adeus à negatividade

Pare de reclamar que a vida não estão exatamente como você queria. Procure dar tempo ao tempo e busque seus objetivos. Não se acomode nem desista só porque ainda não deu certo.

Para melhorar a baixa autoestima, você precisa se livrar de pessoas críticas e negativas que estiverem ao seu redor apenas para colocá-la para baixo. Pare, também, de ver apenas o lado ruim das situações. Sempre há um lado bom e um aprendizado. Concentre-se neles.

2. Pare de se comparar

Se você não tem a silhueta daquela modelo famosa ou o cabelo da sua atriz favorita, aceite-se. Não ache que você é pior que determinada pessoa. Cada mulher possui sua própria beleza e deve gostar de suas características.

É possível dar um "up" no visual, cuidar da pele, comprar uma roupa nova, apostar em um novo corte de cabelo. Essas ações contribuem para a melhora da autoestima, mas devem ser feitas com o objetivo de se sentir melhor consigo mesma, não apenas para copiar outra pessoa.

3. Reconheça seus valores

Assim como todos têm sempre algo a aprender, temos também algo a ensinar. Não ache que todos ao seu redor possuem mais qualidades que você. Você precisa reconhecer tudo que possui de bom.

Desde um talento para a matemática até a capacidade para trabalhos artísticos devem ser vistos como diferenciais que colaboram com quem você é. Valorize seus talentos e use-os ao seu favor.

4. Escolha a felicidade

Reclamar e ficar desanimada é muito fácil. Difícil mesmo é escolher a felicidade, mas, quando isso acontece, quem ganha é você. Livre-se de amarras e de tudo o que não faz bem.

Fique cercada de pessoas que querem seu bem e aposte em hobbies esquecidos. Isso tudo ajudará você a se sentir mais animada e completa. Comece um novo curso, uma aula de dança ou de teatro, vá ao cinema... A escolha é sua!

Conviva com você mesma. Ame-se. A verdadeira felicidade começa de dentro para fora.

Tem mais alguma dica para quem está com a autoestima baixa? Comente aqui! E não esqueça que sempre tem novidades de saúde e bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
motivação
padrões de beleza
amor-próprio
confiança

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ