Qualidade de Vida

05/01/2016 06:00 - Atualizado em 26/10/2016 05:24

Sofrologia: Em busca da harmonia e do bem-estar

Técnica incentiva participantes a encontrarem em si mesmos a harmonia e o equilíbrio para aliviar os níveis de estresse.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A sofrologia é uma terapia que visa ao incremento da qualidade de vida, como redução do estresse e dos níveis de ansiedade. Considerada um "estudo da consciência humana", ela reúne técnicas de relaxamento orientais, psicanálise e hipnose.

A terapia foi criada em 1960 pelo médico colombiano Lozano Alfonso Caycedo e acabou ganhando adeptos em todo o mundo, inclusive no Brasil. Os praticantes buscam, através da sofrologia, obter maior consciência por meio de exercícios e meditações.

Entenda a sofrologia

A rotina cotidiana está cada vez mais corrida e, consequentemente, os níveis de estresse da população crescem progressivamente. Para driblar os desconfortos da vida agitada, muitos buscam alívio em atividades como esportes ou momentos de lazer.

Sofrologia

A sofrologia é uma alternativa para esse equilíbrio mesmo naqueles momentos em que não é possível sair do escritório ou interromper as atividades do dia a dia. A terapia pode ser vista como uma busca pela harmonia individual, que pode ser ativada pelo próprio indivíduo para trazer maior equilíbrio para o corpo e para a mente.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Sofrologia, alguns dos benefícios da terapia são:

- Descoberta e potencialização das capacidades do indivíduo

- Melhora da qualidade de vida

- Maior resistência diante das tensões do dia a dia

- Reforço de atitude positiva perante a vida.

Os benefícios da meditação

Uma das técnicas utilizadas na sofrologia é a meditação. Em suas diferentes formas, ela tem muitos benefícios para a saúde.

Saiba Mais
Controle a ansiedade com a meditação shinsokan
Prepare-se para um dia de trabalho com a meditação matinal
Saiba identificar o tipo de meditação que mais combina com você

Os adeptos da meditação garantem: a técnica muda a vida para melhor. Alguns minutos de olhos fechados, livre de pensamentos e responsabilidades do cotidiano, são suficientes para melhorar a qualidade de vida e trazer mais bem-estar para o dia a dia.

Um estudo publicado no jornal Cancer, liderado pela pesquisadora Linda Carlson, em 2014, concluiu que a meditação é capaz, também, de alterar fisicamente as células de sobreviventes de câncer de mama. As técnicas de relaxamento e redução de estresse foram consideradas acompanhamentos positivos para o tratamento da doença.

Já outro estudo conduzido na Harvard Medical School, publicado na Psychiatry Research: Neuroimaging, em 2011, revelou que a meditação pode, inclusive, mudar a estrutura do cérebro do praticante. Essa descoberta indicaria que o hábito de meditar ajuda as regiões que envolvem o aprendizado, as emoções e a memória.

E você, já praticou a sofrologia ou medita de alguma forma? Comente e continue acompanhando as dicas de bem-estar do Vivo Mais Saudável.

TAGS
terapia
meditação
harmonia
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ