Qualidade de Vida

11/08/2015 05:41 - Atualizado em 03/12/2016 06:06

Sesta: Sono após o almoço faz bem para a saúde

Estudos revelam que descanso de 10 a 30 minutos pode melhorar a memória, criatividade e produtividade.

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Redação

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Dar aquela relaxada após o almoço é uma delícia e, mais do que isso, pode ser extremamente benéfico para a saúde. A chamada “sesta” é costume em muitos países, e o descanso de apenas 10 minutos pode refletir diretamente na sua produtividade.

Na China, é normal que as pessoas tirem pelo menos uma hora para descansar após o almoço. Na Espanha, é tradicional uma pausa de 30 minutos para a sesta. No Brasil, no entanto, a prática é vista, muitas vezes, como desnecessária.

O que os estudos revelam sobre a sesta

A sesta pode elevar sua capacidade de reter informações ao longo do dia, de acordo com diferentes pesquisas. Segundo um estudo da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, uma hora de sesta pode deixar as pessoas mais inteligentes. Isso porque o descanso facilita o armazenamento da memória a curto prazo e permite espaço para novas informações. Outro estudo, da Universidade de Exeter, na Inglaterra, revelou que dormir não apenas protege as memórias, como também facilita o acesso a elas.

sesta

Em contraponto, um estudo publicado no Wall Street Journal revelou que, se a pessoa não quer encarar consequências como sonolência e desânimo para voltar ao trabalho, o tempo ideal de soneca é de 10 a 30 minutos. Depois de meia hora de sono, os 30 minutos subsequentes deixam o indivíduo mais cansado e mais sonolento.

Outros dados sobre os benefícios da sesta indicam melhora na pressão arterial, vigilância e criatividade.

O corpo precisa de descanso

É importante lembrar que a sesta não substitui uma boa noite de sono. O corpo humano precisa se recuperar e, por isso, um período de descanso é fundamental para manter a mente e o corpo saudáveis.

O sono está fortemente relacionado à melhora do humor, redução da ansiedade e incremento na disposição para realização de diversas atividades. Além disso, assim como a sesta, ajuda na concentração e no raciocínio. Uma noite de 7 ou 8 horas de sono colabora para a manutenção das funções metabólica, endócrina, cardiovascular e hormonal.

Então, nada de descontar todo o sono atrasado na sesta! Como tudo na vida, o importante é o equilíbrio.

E você, acredita que o descanso depois do almoço pode ser benéfico no dia a dia? Deixe um comentário!

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