Qualidade de Vida

25/03/2015 04:13 - Atualizado em 14/11/2016 12:21

Saúde e qualidade de vida: Veja 6 dicas para viver bem

Manter hábitos saudáveis e separar um tempo para o lazer são atitudes que melhoram o bem-estar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quando se fala em saúde e qualidade de vida, o assunto são as condições de saúde física, mental e espiritual de uma pessoa. O equilíbrio entre o lado pessoal e o profissional, por exemplo, reflete diretamente no bem-estar.

Para conquistar essa estabilidade, é preciso levar em conta muitos aspectos. Adotar hábitos saudáveis, reservar tempo para o lazer, conquistar satisfação profissional e manter relações afetivas positivas são alguns deles. A forma como uma pessoa vive é que determina o seu estado de saúde e qualidade de vida.

saude e qualidade de vida

6 dicas de saúde e qualidade de vida

1. Mantenha uma alimentação equilibrada

alimentação é a base para todas as funções do corpo. Ela reflete no funcionamento do organismo, na aparência e até no humor das pessoas. Ter um cardápio correto, com alimentos variados e saudáveis, é um dos fatores que tem maior influência na saúde e no bem-estar.

É indicado beber entre um e dois litros de água por dia e comer a cada três horas, fazendo cerca de seis refeições por dia. Dietas ou restrições alimentares sem a indicação de um especialista devem ser evitadas, assim como a ingestão de açúcar, sal e gorduras em excesso.

2. Pratique exercícios regularmente

Uma das principais dicas para conquistar mais saúde e qualidade de vida é praticar atividades físicas várias vezes por semana. Movimentar o corpo traz benefícios para pessoas de todas as idades, desde o desenvolvimento saudável das crianças até o controle e a prevenção de doenças na terceira idade.

3. Reserve um tempo para o lazer

Garantir os momentos de lazer também é fundamental para manter saúde e qualidade de vida. Faça o que você gosta e deixe os problemas e as preocupações de lado por alguns momentos. Você pode sair com os amigos, ir ao cinema, ler um livro, dançar, viajar ou até mesmo ficar sozinho, mas o importante é ter um tempo para si mesmo.

4. Faça exames de rotina

Realizar o famoso check-up é de extrema importância. Homens e mulheres, principalmente a partir dos 35 anos, devem fazer avaliações médicas anualmente para garantir o bom funcionamento das funções do organismo. Com os exames periódicos, é possível detectar problemas ou doenças em estágio inicial, facilitando o tratamento.

5. Conquiste a satisfação profissional

Para muitas pessoas, a vida profissional afeta totalmente a qualidade de vida. Se algo não vai bem no trabalho, todo o resto parece que também não está certo. Por isso, é preciso procurar um emprego e uma função que sejam satisfatórios. Outra dica é conviver e aceitar as diferenças das outras pessoas, pois isso ajuda a evitar conflitos e aborrecimentos.

6. Procure formas de relaxar

Encontrar maneiras de relaxar as tensões diariamente é revigorante. Além de recarregar as energias e proporcionar mais disposição para enfrentar a rotina, a atitude ainda alivia a ansiedade e o estresse dos problemas cotidianos. Tente se livrar das preocupações pequenas e levar uma vida mais leve, sem se preocupar em resolver tudo ao mesmo tempo.

Tem mais alguma dica? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
atividade física
alimentação
bons hábitos
relaxamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ