Qualidade de Vida

16/10/2015 08:29 - Atualizado em 09/11/2016 10:17

Saiba por que meditar faz bem

Existem diferentes modalidades de meditação e alguma delas certamente é a ideal para você.

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Redação

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Reserve um período do dia para esquecer os pensamentos que travam a sua tranquilidade e garantir bem-estar. Meditar ajuda a controlar a ansiedade, mantém o cérebro mais jovem e reduz o estresse.

Meditação não custa nada e você pode fazer na sala de casa. E o melhor é que existem diversas modalidades. Certamente alguma delas vai ser a mais adequada para a sua rotina. Conheça algumas opções e saiba mais sobre os benefícios da prática.

mulher em pose para meditar

Meditar faz bem! Conheça 5 opções

São diversas técnicas que possibilitam o autoconhecimento e a conquista do relaxamento. Embora você possa fazer sozinho, indica-se sempre buscar a orientação de um especialista.

1. Zazen

Ela vem da sabedoria budista e auxilia na busca por um estado de iluminação e leveza. Para começar, sente-se e fique com os olhos entreabertos. Respire fundo e esvazie o pulmão três vezes. Relaxe e tente esquecer possíveis intervenções do ambiente externo. Mantenha a calma e preste atenção nos pensamentos se dissolvendo e saindo de sua mente.

2. Vipassana

Foi criada na Índia há mais de 2,5 mil anos. Os adeptos acreditam que a mente é como um lago de águas agitadas. Por meio da respiração tranquila e controlada, o paciente é capaz de enxergar a luz que está no fundo. Para praticar, sente-se de forma confortável e preste atenção em sua respiração. Inspire e expire suavemente.

3. Ativa

É a técnica recomendada por Osho, mestre indiano do século 20. A ideia da meditação ativa é garantir liberdade ao corpo até que ele atinja um estado de transe. Para meditar, dance, faça movimentos leves, respire e libere tudo o que trava a sua tranquilidade.

4. Transcendental

Foi criada por Maharishi Mahesh Yogi em 1958 e visa a atingir um estado de vigilância tranquila. Comece a técnica sentando no chão. Fique de olhos fechados e em silêncio. Repita um mantra por 20 minutos.

5. Cristã

Reservar um período do dia para rezar também é uma forma de meditação. Ela deve ser executada em um canto tranquilo e pouco iluminado. A conexão com o Deus superior ajuda a criar um estado de tranquilidade e paz de espírito.

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3 motivos para meditar ainda hoje

Além da tranquilidade, reservar um tempo para meditar garante benefícios físicos. Acompanhe:

1. Reduz o estresse

Pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, identificaram que a meditação ajuda a diminuir os níveis de adrenalina, cortisol e endorfinas, substâncias que contribuem para o estresse.

2. Controla a ansiedade

Durante uma sessão de meditação, o organismo consome 17% menos oxigênio, o ritmo cardíaco é menor e as ondas cerebrais ficam mais lentas. O corpo entra em um estado de repouso, o que ajuda a controlar a ansiedade.

3. Mantém o cérebro jovem

Segundo uma pesquisa conduzida por Florian Kurth, também da Universidade da Califórnia, a massa cinzenta de pessoas que meditam é maior que a de indivíduos que nunca a praticaram.

E você, o que está esperando para meditar? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

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