Qualidade de Vida

14/08/2015 12:06 - Atualizado em 18/07/2016 09:51

Saiba escolher o transporte escolar para o seu filho

Verificar a autorização da empresa e as condições do veículo são atitudes essenciais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para garantir a segurança dos seus filhos na ida e volta da escola, a escolha do transporte escolar deve ser cuidadosa. O serviço visa a trazer mais comodidade à rotina familiar, mas é preciso estar atento às autorizações da empresa para a realização das viagens.

A pesquisa por bons preços é sempre válida. Porém, mais importante que isso é se certificar que o serviço oferecido é de qualidade. O transporte escolar precisa estar regulamentado junto aos municípios e, além disso, o nível de exigência deve permanecer sempre alto. Fiscalizar o trabalho do profissional com periodicidade é uma dica.

criancas no onibus de transporte escolar

Cuidados na hora de escolher o transporte escolar

É preciso ter consciência de que as crianças são mais frágeis e uma colisão pode causar lesões graves. Além disso, os pequenos não têm capacidade de compreender o que é mais seguro para eles e, por isso, precisam da supervisão e dos cuidado de um adulto, inclusive no transporte escolar.

Saiba o que você precisa levar em conta na hora de escolher o transporte escolar certo:

- Os veículos autorizados a transportar estudantes são: vans, kombis, ônibus e embarcações. É possível verificar junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a autorização da empresa.

- A concessão ou não da autorização de transporte é feita de acordo com os critérios de cada município, mas existem algumas regras básicas: registro como veículo de passageiros, inspeção semestral dos equipamentos obrigatórios e de segurança, pintura de faixa horizontal e cintos de segurança em número igual à lotação.

- O condutor deve ser maior de 21 anos e ser habilitado na categoria D, sem ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima e, preferencialmente, ter realizado o curso especializado no transporte de estudantes (o curso é opcional).

- Para veículos com capacidade superior a 20 lugares, ou que transportem crianças de até 10 anos, deve haver presença de acompanhante ou assistente.

- Os pais devem estar atentos às condições do veículos e se o motorista respeita o número limite de lugares oferecidos.

- O veículo do transporte escolar deve possuir placa vermelha, que também indica a autorização a fazer esse tipo de serviço.

Além disso, converse com a escola e peça indicações de empresas sérias e conhecidas pela instituição. Fale também com o condutor e avalie sua posição profissional. Lembre-se, ainda, de assinar um contrato com a empresa, pois essa é uma forma de garantir direitos e deveres das duas partes.

Pais devem orientar os filhos

A responsabilidade pela segurança da criança não é apenas do condutor do transporte escolar, mas, também, dos pais. É muito importante que os adultos conversem com os filhos e os orientem a ter um comportamento seguro dentro do veículo.

Ou seja, deve-se explicar que o uso do cinto de segurança é fundamental, bem como permanecer sentado durante o trajeto, não tirar a atenção do motorista e descer somente quando for autorizado pelo condutor. Essas são atitudes simples que podem evitar diversos acidentes.

Não se deixe levar por promoções e preços fora da realidade. Tenha atenção na hora de escolher o transporte autorizado e garanta mais segurança para as crianças.

Gostou das dicas para o bem-estar do seu filho? Deixe um comentário! E continue ligado nas novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
segurança
trânsito
vida escolar
serviços

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ