Qualidade de Vida

06/01/2015 12:29 - Atualizado em 03/12/2016 03:50

Saiba como combater os principais sintomas do estresse

Sintomas do estresse podem se manifestar nos âmbitos psicológico e físico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se uma única doença ou transtorno pudesse levar o título de “Mal do Século”, é possível que o estresse levasse a distinção, pois se manifesta em pessoas de todas as idades e classes. Para saber como combater os sintomas do estresse, o primeiro passo é identificá-los para, então, adotar um novo estilo de vida. Saiba mais sobre os sinais que o problema emite no corpo e foque na sua saúde.

sintomas do estresse

Quais são os sintomas do estresse

O estresse se manifesta de formas diferentes entre as pessoas. Ele pode dar sinais psicológicos e físicos, dependendo da sua causa e da forma como cada um lida com esse problema. Os sintomas do estresse são conhecidos pela maior parte das pessoas, mas nem sempre eles são reconhecidos no corpo de maneira tão fácil.

Os sintomas psicológicos do estresse aparecem principalmente na forma de ansiedade. As pessoas estressadas estão sempre em busca de algo para fazer, alguma atividade que as ocupe. Ficam em um estado de pressão e cobrança tão intenso que é como se necessitassem de alguma responsabilidade para continuar vivendo.

É muito comum você ser chamado de estressado quando se irrita com alguma coisas. Isso acontece porque a irritação é realmente um dos sintomas do estresse. Ficamos mais sensíveis quando estamos em uma situação estressante. Também costumamos perder a concentração. A dificuldade de focar em algo é outro sintoma evidente.

No âmbito físico, os sintomas do estresse costumam surgir aos poucos e se mascaram. Não são poucos os relatos de sensações parecidas com as de um infarto, motivadas puramente pelo estresse. Problemas cardíacos e gastrointestinais se mostram muito mais frequentes em pessoas estressadas do que nas demais.

Quem está em situação de estresse também acaba sofrendo muitas dores de cabeça, que podem se intensificar e tornar-se uma enxaqueca. A queda de cabelo também é um dos sintomas do estresse. Acabamos perdendo muitos nutrientes e nossa imunidade fica baixa. Os fios capilares são os primeiros a sofrer com essa queda.

sintomas do estresse

Combatendo os sintomas do estresse

O primeiro passo para combater esses sintomas de estresse é evitar os momentos que lhe causarão irritação e tensão desnecessárias. Se você sabe que em determinado ambiente você encontrará um clima desagradável e pessoas que não lhe causam boas sensações, é melhor que nem frequente esse tipo de lugar.

O único problema é que não é possível evitar todos os ambientes que se tornam potenciais causadores do estresse. Por isso, é preciso procurar meios de adaptação a esse elemento estressante. Aceitar que algumas coisas são imutáveis e que você precisa conviver com aquilo é um dos melhores meios para essa adaptação.

Cuidar da alimentação e manter hábitos de vida saudáveis também costuma ajudar no combate aos sintomas do estresse. Praticar exercícios físicos é um modo de eliminar a tensão física e os sintomas que se apresentam dessa forma. O yoga e algumas sessões de psicoterapia também ajudam a concentrar a energia mental em pontos positivos das situações.

Que tal seguir essas dicas para manter o estresse longe da sua vida? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
estresse
ansiedade
saúde
bem-estar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ