Qualidade de Vida

06/09/2015 07:17 - Atualizado em 26/11/2016 11:35

Rotina corrida leva à estafa mental: Fuja desse problema

Situações estressantes podem se acumular até um ponto de esgotamento mental.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Estafa mental é o estado de fadiga que atinge a cabeça quando a rotina sobrecarrega as atividades intelectuais. O efeito é tão impactante que ele ultrapassa as barreiras da mente e pode comprometer o corpo todo, levando a um cansaço físico geral.

A origem dessa fadiga é variada e o problema pode atingir crianças, jovens e adultos. Quando não resolvido, chega a atrapalhar atividades simples do cotidiano, reduzir o desempenho escolar ou no trabalho e levar a problemas psicológicos, cardíacos, gastrointestinais e emocionais.

homem engravatado com estafa mental

Entenda a estafa mental

Segundo o Journal of Applied Physiology, estafa mental é um estado psicológico causado por longos períodos de demanda cognitiva. Esse acúmulo de atividades mentais leva o indivíduo a um estado de cansaço e falta de energia.

O periódico menciona que há um grande número de estudos que relacionam alterações neurais com a exposição prolongada a situações de esgotamento intelectual. Ainda são citadas estatísticas de uma pequisa que comprova que a estafa mental diminui as respostas musculares durante a prática de atividades físicas.

Os sintomas mais comuns da exaustão mental são dificuldade de manter a atenção em qualquer atividade, problemas de memória, alterações de humor e insônia.

A pressão no trabalho ou na rotina de estudos é a causa mais comum da estafa mental. Assim, percebe-se como o esgotamento intelectual é capaz de afetar o organismo como um todo. Em geral, essas atividades não exigem esforço físico, mas o excesso de trabalho do cérebro gera o cansaço corporal.

Estafa mental e estresse não são exatamente a mesma coisa, mas estão relacionados. O segundo é uma situação momentânea e passageira, que surge, por exemplo, quando um projeto precisa ser entregue. Já o esgotamento pode ser causado por uma série de situações estressantes que vão se acumulando até que o cérebro não consiga mais coordenar nenhuma resposta.

Como combater esgotamento intelectual

O modo de tratar o esgotamento mental pode ser resumido a uma palavra: relaxamento. Mas nem sempre é fácil atingir um estado de desapego dos problemas e tarefas cotidianas.

A estafa mental pode ser tratada com medicamentos e acompanhamento de psicoterapeuta, mas nem sempre são necessárias essas medidas. Meditação e exercícios físicos prazerosos são altamente recomendadas para descansar o cérebro.

Saiba Mais
Reprogramação mental: Saiba o que ela pode fazer por você
Saiba como ter mais controle emocional no trabalho
Identifique 12 sintomas de estresse e veja como combatê-los

Adquirir hábitos saudáveis de sono e de alimentação é capaz de mudar drasticamente a situação problemática. Assistir a televisão e jogar videogames são ótimas alternativas de válvula de escape - mas não abuse, já que forçam os olhos e podem cansar o cérebro.

Se a sua cabeça está em processo de esgotamento, tente fazer um passeio de bicicleta, uma caminhada em local tranquilo ou uma atividade divertida. Trabalhar o corpo com atividades moderadas é a melhor maneira de descansar o cérebro e manter a saúde.

Você já passou para algum episódio de esgotamento mental? Como fez para resolver o problema? Compartilhe sua história nos comentários e ajude outros leitores! E aproveite para conferir mais dicas de saúde e qualidade de vida aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
esgotamento cognitivo
cansaço
estresse
fadiga

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ