Qualidade de Vida

18/01/2015 08:26 - Atualizado em 13/09/2016 01:27

Rio: Saiba como aproveitar o carnaval na cidade maravilhosa

Do sambódromo aos arcos da Lapa, não faltam opções para celebrar o Carnaval no Rio de Janeiro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Carnaval no Rio de Janeiro

Não há festa mais badalada no Brasil que o Carnaval no Rio de Janeiro. O desfile das escolas de samba na Sapucaí é a principal atração, mas, além desse espetáculo, a folia nunca para na cidade maravilhosa.

Viva a experiência do Carnaval no Rio de Janeiro

O Carnaval na Sapucaí é deslumbrante. As principais escolas de samba cariocas desfilam pelo sambódromo apresentando carros alegóricos produzidos com requinte de detalhes, fantasias cuidadosamente fabricadas e passos ensaiados durante o ano inteiro. O espetáculo é um dos mais assistidos no mundo, sendo um dos eventos mais conhecidos do Brasil.

No Sambódromo da Marquês de Sapucaí, este ano passam as escolas Viradouro, Mangueira, Mocidade, Vila Isabel, Salgueiro e Grande Rio no dia 15 de fevereiro. São Clemente, Portela, Beija-Flor, União da Ilha, Imperatriz e Unidos da Tijuca encerram o desfile oficial do Grupo Especial no dia seguinte. Para entrar, é necessário adquirir ingresso ou comprar passaporte para os camarotes.

As principais escolas de samba do Carnaval no Rio de Janeiro abrem as portas de suas quadras para ensaios abertos ao público. Os treinos são intensificados no período entre dezembro e fevereiro.

Até o dia do desfile, também ocorrem ensaios gerais na Sapucaí. As escolas passam em sequência no sambódromo para dar um gostinho ao público, agitando todos que estão por lá. Os preços, tanto para assistir aos treinos na quadra quanto no local oficial, costumam ser bem acessíveis.

Veja no mapa

Conheça as raízes do Carnaval no Rio de Janeiro

O Terreirão do Samba e as festas da Lapa são os lugares ideais para curtir um pouco da história e das origens do samba no Carnaval no Rio de Janeiro. O Terreirão, considerado o berço do samba carioca, é localizado na Praça Onze, próxima ao Sambódromo. A programação funciona todas as noites e o local conta com praça de alimentação. Os valores do ingresso vão de 15 a 25 reais e o samba não falta nunca, relembrando a cultura africana e a origem do ritmo.

Veja no mapa

Na Lapa, os arcos embelezam o Carnaval mais eclético do Brasil. Música experimental e muita juventude invadem o lugar, onde passos de samba se misturam com o calor do Rio de Janeiro, fazendo todo mundo suar. Não é necessário pagar entrada e o evento Rio Folia anima todos durante o período carnavalesco. Bastante acessível a todos os bolsos, a praça de alimentação conta bom barraquinhas e bares.

Veja no mapa

Carnaval no Rio de Janeiro

Fuja da gandaia em meio à natureza carioca

Quer experimentar o Carnaval no Rio de Janeiro, mas longe da folia? Vá até o Parque Nacional da Tijuca. A natureza da floresta forma um oásis em meio ao centro urbano, oferecendo aos visitantes tranquilidade em meio a trilhas, cascatas e mirantes.

Veja no mapa

No local, também é possível subir o Corcovado, morro com mais de 700 metros de altura e um dos cartões postais da cidade, onde se situa a estátua do Cristo Redentor. O acesso ao parque é feito pela Praça Afonso Viseu, das 8h às 17h.

Veja no mapa

Carnaval no Rio de Janeiro

Preparado para cair no samba no Carnaval no Rio de Janeiro? Tem mais sugestões? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ