Jayadvaita Das

ESPECIALIDADE

Instrutor de Yoga

ONDE ATENDE

Jayadvaita Das

Apresentação

Jayadvaita Das é praticante de bhakti-yoga desde 1995. Atua como Profissional do Yoga e Coordenador do Vaishnava Vedanta Yoga (VVY), onde forma, especializa e capacita profissionais de yoga. É Sacerdote Gaudiya Vaishnava e discípulo de Hridayananda Das Goswami. Habilitou-se como instrutor de yoga com Mônica Prado, pelo VVY (2005). Especilizou-se em asanas, pranayamas e meditação entre 2000 e 2008, período em que viveu como monge e pode manter disciplina diária (sadhana) de meditação e estudos das principais escrituras do yoga sob instrução de Bhaktivedanta Swami. Como escritor, tem alguns livros publicados no campo da filosofia e teoria do yoga, além de ficção e poesia. É Professor de Filosofia, oferece estudos, cursos e palestras. É editor do Yoga Culture desde 2010. Atualmente mora no Rio de Janeiro, onde pratica e ensina o autoconhecimento através do yoga.

O que Trata

Especialista nos estudos de Filosofia Avançada do Yoga. Desenvolveu sua metodologia de aula ao unir condução e sequências do yoga moderno (de Krishnamacarya) com a tradição sagrada do yoga antigo (Astanga-yoga). Sua ênfase é na experiência com Bhakti, a essência da prática. Os resultados tem trazido contribuições no campo da psicoterapia com significativas reduções do quadro de ansiedade, fobia e estresse.

Formação Acadêmica

Graduado em Linguística pela Universidade do Estado de São Paulo (1998); aluno ouvinte do Center for Hindu Traditions (CHiTra) and Religious Studies Department at the University of Florida (2009); Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013).

Cargos e Títulos

Professor de Yoga com ênfase em Bhakti. Especialização em Filosofia Vedanta Vaishnava, Pranayama e Mantra-yoga (YTT 5000h). Formado em Ciência de Bhakti Yoga (12.000h); em Hatha-yoga pelo VVY (500h) e em Kundalini-yoga pelo 3HO (200h). Possui Curso de Especialização em Mantra-yoga (2007) e Curso de Aprofundamento na Ciência do Yoga (2011), realizados durante suas viajens pelos Himalayas e Vrindavana (Índia).

Se sua dúvida for escolhida, ela vira artigo aqui no portal e ajuda milhares de pessoas.

Qualidade de Vida

04/12/2014 08:45 - Atualizado em 06/12/2016 01:28

Retiro no réveillon ou nas férias? Veja algumas dicas de onde ir

Aproveite o tempo livre para recarregar suas energias para o próximo ano.

POR

Jayadvaita Das

  • +A
  • -A

Trânsito, compromissos sociais e familiares, reuniões de trabalho, consultas médicas em dia, contas a pagar... Ufa! Quando a época de férias se anuncia, é hora de desacelerar, cobrar-se menos e ouvir-se mais. Sua única meta deve ser arrumar as malas e nem pense em levar preocupações nela. O instutor de Yoga Jayadvaita Das, um dos especialistas do portal Vivo Mais Saudável, escreveu um artigo dedicado ao tema para quem pensa fazer um retiro, mas não sabe por onde começar a pesquisar.

 

A busca por um retiro para recarregar as energias

É nesta época do ano - quando pessoas que não vemos constantemente reaparecem, quando a atmosfera de união e retribuição volta a ser sentida, quando o acúmulo de atividades, compromissos e trabalhos chegam no auge - que sentimos a necessidade de se retirar.

Na verdade, sempre necessitamos de um momento de retirada para nos recompor; mas não damos ouvidos ao pedido quase silencioso que toca a consciência. Sábios diziam que há a hora da atividade e há a hora de agir para se desprender das atividades. Logo, a atividade é constante tanto para produzir algo quanto para refletir sobre o que foi produzido: eis um momento importante para a reflexão.

Quando se finaliza um ano, muitas expectativas são reavaliadas e outras são descartadas para o ano que se inicia. Esta avaliação requer um momento apropriado para refletir sobre o que alcançamos, do que nos desviamos e das mudanças que desejamos traçar para melhorar a nossa proposta de vida.  Em um retiro, temos o tempo e as condições ideais que geralmente não são possíveis no dia a dia.

Sua mente ajuda ou atrapalha seu bem-estar? Faça o teste e descubra.

Porém, quando se pensa em viagem, roteiro e locais para alguns dias de férias, surgem tantas opções que se torna custoso e cansativo planejar. Em minha profissão, realizo quatro retiros anualmente, o que me deu uma boa bagagem no assunto e é ela que compartilho agora com vocês aqui no portal Vivo Mais Saudável. Pense que o melhor retiro é aquele que ajuda no recolhimento, no silêncio e na reconexão com sua saúde, sua paz e seu bem-estar interior. Geralmente quem procura por um retiro busca vivenciar algo mais que lazer, diversão e turismo, mas muitas dúvidas surgem na hora de pesquisar. Então, deixo algumas dicas:

Imagine um retiro onde o réveillon seja entre monges, cantos de mantras, com cardápio saudável e uma atmosfera quase celestial. Também pode ser em meio à natureza exuberante com cenário inesquecível, cachoeiras, rios e muita vegetação. Para quem prefere praia, ainda há opções sem agito, em reacantos privilegiados, com clima romântico.

Na Bahia, existem muitas opções de locais onde se retirar. Posso indicar um em especial que me impressionou bastante. Fica em Itacaré, uma pousada charmosa com equipe muito acolhedora a menos de 100 metros de uma das praias mais calmas da cidade (Praia das Conchas), a pousada Villa Maeva. Lá é possível ter uma agradável virada de ano com tudo que caracteriza um bom réveillon e, ao final, o momento de recolhimento é especial pelo ambiente e lugar.

Veja outras dicas de onde relaxar na Bahia

Explorando as ricas paisagens do Brasil, quem deseja aproveitar um retiro com opções de passeios e aventuras naturais por perto – hídrica, termais, caminhadas por chapadas e cachoeiras – a dica é reservar vaga no Paraíso dos Pândavas, na Chapada dos Vendeiros (GO),  a pouco mais de 4 horas de Brasília, este é um incrível paraíso no cerrado. Além do ambiente e da natureza riquíssima, você ainda desfruta de práticas de yoga e meditação, além de palestras sobre temas ligados à filosofia do autoconhecimento. É raro encontrar alguém que tenha ido para lá e não tenha retornado diferente por conta da experiência interior quanto na e da vivência com a fauna e flora da Chapada. O réveillon é marcado por comidas típicas, introspecção e muita alegria. Você pode experimentar uma grande festa sem o consumo de bebidas alcoólicas e uma ceia totalmente vegeratiana e super saborosa. O resultado é um profundo mergulho em seu retiro interior.

Veja outras dicas de onde relaxar em Brasília

Na Serra da Mantiqueira, também é possível aproveitar o retiro de réveillon. Uma das dicas é a pousada de Regina Shakti. A proposta é bem voltada a prática do autoconhecimento através de yoga, meditação, alimentação e spa. O local guarda a aura de intocável e exclusivo para você, como um templo para o seu retiro interior. Na área rural de Pindamonhangaba, você encontra a famosa fazenda de Nova Gokula onde, além de um templo e uma comunidade dos conhecidos Hare Krishnas, você tem opções de requintadas pousadas e gastronomia variada que atrai centenas de pessoas pelo paladar inconfundível dos preparos que somente um monge Hare Krishna sabe fazer. O réveillon é o ponto alto da comemoração Hare Krishna com cântico de mantras e danças até a virada do ano. Quando os hóspedes se dão conta, já estão no ano novo, em plena comemoração do sagrado.

Veja outras dicas de onde relaxar em São Paulo

Opções parecidas você também encontra no Rio de Janeiro. Ao Sul, próximo a Paraty, numa das regiões mais exuberantes da flora tropical: Goura Vrindavana é uma comunidade de monges fundada no início da década de 80 que se desenvolveu ecologicamente na Mata Atlântica. Verdadeiro paraíso de onde você avista Ilha Grande e Paraty da varanda das suítes. Diariamente, há prática de meditação com mantras, prática de yoga, estudos e palestras. Com opção de banhos de rio e cachoeiras ou caminhadas pela mata. A alimentação impressiona pelo apreciável  sabor exótico. A pousada é rústica e marcada pelo bom gosto, conforto e integração com a natureza local. Ideal para quem quer um retiro de réveillon com imersão.

Veja outras dicas de onde relaxar no Rio de Janeiro

Em Teresópolis, encontramos o Ashram Vrajabhumi, um recanto para retiro espiritual, imersão e reflexão. Ao lado da reserva do Jacarandá, é mais uma opção atrativa para quem quer experimentar a virada de ano com monges, mantras, alimentação vegetariana, filosofia e muito repouso, muito descanso. São oferecidos, além de aulas de yoga e massagens ayurvédicas, estudos diários no templo, caminhadas pela região, banhos de rio e cavalgada. Boa dica para um réveillon em alto astral e paz interior.

Estas são algumas das propostas de retiro que recomendo. Tenha certeza de que a experiência é inesquecível e você vai lembrar-se dela ao longo do ano de 2015 até o próximo réveillon.

Espírito Santo, Minas GeraisRio Grande do Sul também oferecem ótimas opções para relaxar!

Se você adora cuidar do seu bem-estar, realize nossos testes online e avalie como ele está:

Equilíbrio Pessoal e Profissional

Estresse e Ansiedade

Qualidade do Sono

Risco de Depressão

Saúde Emocional

Acompanhe as dicas do portal Vivo Mais Saudável também pelo facebook e compartilhe com seus amigos bons hábitos!

TAGS
retiro
reveillon
onde relaxar em sao paulo
onde relaxar no rio de janeiro
onde relaxar em minas gerais
onde relaxar na bahia
onde relaxar no rio grande do sul
onde relaxar em brasilia
retiro com yoga
retiro com meditacao
meditação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ