Qualidade de Vida

04/05/2015 01:32 - Atualizado em 03/01/2017 01:53

Respirar ar puro é garantia de qualidade de vida

Na correria do cotidiano, é importante lembrar de inspirar e expirar o ar puro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você conhece algo essencial à vida, que seja gratuito e esteja disponível o tempo todo? Sim, o ar puro. Totalmente natural, muitas vezes nos esquecemos de inspirar e expirar profundamente para revigorarmos as energias e limpar as impurezas do corpo.

Considerado um remédio natural, o ar fresco, principalmente pela manhã, ajuda a oxigenar os pulmões e garante melhor circulação sanguínea. Por que o período matinal? Porque é quando as impurezas ainda não contaminaram o ambiente. Confira outros benefícios do ar puro para sua saúde.

Por que o ar puro faz bem?

Mesmo dormindo, você consegue sentir os efeitos do ar. Quando os pulmões se expandem e contraem, permitindo que o ar flua por eles, nosso corpo inteiro relaxa e melhora o funcionamento do organismo.

Com uma boa noite de sono, conseguindo respirar livremente, todos os sistemas internos que nos mantêm ativos são revigorados com uma dose extra de energia.

ar puro

Quando acordamos, já estamos prontos para receber ainda mais ar puro. Por isso, aproveite o período logo após sair da cama para praticar algum exercício ou simplesmente meditar ao ar livre. Além de ganhar mais disposição, você sentirá melhoras na musculatura e estará combatendo o sedentarismo.

Caso você trabalhe em ambientes internos, seja um escritório ou uma loja, tente procurar um meio de promover a ventilação. Deixe as janelas abertas, ligue ventiladores por algum tempo e mantenha tudo limpo, livre de poeira. Dessa forma, você garante qualidade e pureza do ar. O mesmo vale para sua casa, que deve estar sempre arejada e com ar circulando.

Além de garantir bem-estar, o ar puro beneficia o sistema digestivo e os processos intelectuais do cérebro. Ele é muito importante para nossa memória, para os reflexos, os impulsos mentais e o raciocínio, que precisam de oxigênio para o bom funcionamento.

Como respirar bem?

Nós respiramos o tempo todo, caminhando ou parados. No entanto, para respirar de forma adequada, é necessário inspirar e expirar profundamente, em ritmo compassado, para garantir o bem-estar e a disposição por tempo prolongado. Procure fazer, no mínimo, 20 minutos de exercícios ao ar livre diariamente.

Deixe sempre os ambientes de casa e do trabalho com portas e janelas abertas ou entreabertas para garantir a circulação de ar. Ao realizar as refeições, também procure um lugar aberto, com sombra e brisa, para garantir melhor digestão.

Evite o uso de produtos tóxicos, como venenos para mosquitos, em lugares fechados. Caso seja necessário utilizar, abra o espaço e deixe arejar por, pelo menos, 30 minutos antes de entrar novamente.

É importante encontrar ambientes propícios para inalar ar puro. Hoje, em função da poluição, é difícil respirar com qualidade. Por isso, sempre que possível, viaje a algum lugar onde haja abundância de vegetação, longe de estradas e tráfego. Em meio à natureza, é possível desfrutar da pureza do ar, pois as plantas liberam oxigênio e limpam as toxinas da atmosfera.

A poluição emanada por fábricas, carros, queima de lixo, cigarros e sujeira em geral é causa de diversas doenças, inclusive câncer de pulmão. Portanto, mesmo que sua vida seja corrida e os ambientes ao seu redor estejam fechados, procure o ar puro pelo menos por algumas horas.

Gostou das dicas de bem-estar? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
respiração
tranquilidade
exercícios ao ar livre
circulação sanguínea

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ