Qualidade de Vida

23/09/2015 11:38 - Atualizado em 05/12/2016 06:21

Renda-se aos prazeres da massagem relaxante

Os benefícios de uma boa massagem vêm sendo comprovados pela ciência.

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Redação

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Quando todos os momentos parecem estressantes e você precisa de uma pausa, a massagem relaxante é uma forma de recarregar as energias. Capaz de aliviar a tensão do dia a dia, o atrito das mãos pelo corpo garante até mesmo o aumento da imunidade e da autoconfiança.

De origem grega, a palavra massagem significa "amassar". Utilizada há mais de 5 mil anos e registrada pelos povos antigos com desenhos em paredes, túmulos e cerâmicas, a técnica foi se transformando ao longo do tempo.

No início, Hipócrates, o pai da Medicina, identificava-a como uma maneira de ajudar o corpo a partir da fricção e da pressão dos tecidos corporais. Mais recentemente, desenvolveram-se métodos para o alívio do estresse e para o relaxamento corporal. Saiba mais sobre os benefícios da massagem e aprenda a fazê-la em casa.

mulher recebe massagem relaxante

Massagem relaxante tem benefícios 

A massagem pode melhorar a saúde. É isso que dizem pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Em estudo, 53 adultos foram divididos em dois grupos: um recebia massagem sueca e outro, uma versão mais leve. Após o procedimento, foram colhidas amostras de sangue de todos os observados.

Os resultados identificaram que a massagem sueca foi capaz de diminuir bruscamente dois hormônios que atuam no aumento do estresse. Já os linfócitos, responsáveis pelas defesas do corpo, ficaram elevados.

Quem passou pela massagem leve também teve aumento da oxitocina, hormônio que pode potencializar sensações de felicidade e confiança.

10 passos: Faça uma massagem relaxante

1. Peça para a pessoa deitar de barriga para baixo sobre um pano.

2. Espalhe uma colher de óleo vegetal em suas costas.

3. Com as mãos abertas, faça movimentos para cima. As mãos devem ficar em formato “V”.

4. Vá até os ombros. Segure a região e aperte delicadamente.

5. Mantenha esse movimento e desça pelas costas.

6. Volte para o movimento em “V”.

7. Com a ajuda dos polegares, faça movimentos circulares na coluna e  na região do pescoço.

8. Retorne ao movimento em “V”.

9. Deixe as mãos em formato de concha e dê batidinhas pelas costas da pessoa.

10. Finalize com o movimento em “V”.

[[saiba_mais]]

Detalhes fazem a diferença

Para aplicar uma massagem relaxante em alguém, é importante que o ambiente transmita uma energia tranquila e revitalizante. O próprio massagista deve estar seguro e relaxado.

É importante remover brincos, colares e anéis. As unhas também devem estar aparadas para que as garras afiadas não machuquem ninguém.

Outra dica, na falta de uma mesa de massagem, é deixar uma toalha sobre o chão. A cama não é um espaço adequado para a massagem relaxante, pois, como é muito macia, pode absorver a pressão.

Deixe de lado os hidratantes e aposte no uso de óleos vegetais. Um produto feito numa farmácia de manipulação, com uma fragrância personalizada e agradável aos participantes, pode ajudar no clima tranquilo.

Já o aroma do ambiente pode ser garantido com incensos ou velas perfumadas. Essas últimas ainda garantem uma luz baixa, iluminação ideal para o momento intimista.

Lembre-se, ainda, de montar uma playlist com músicas instrumentais bem calminhas. Sons da natureza ou música clássica são boas opções.

Por fim, lembre-se: se você não se sentir apto a realizar uma massagem relaxante em alguém, deixe o serviço para profissionais.

Que tal aliviar o estresse da semana com uma massagem especial? Parece uma boa ideia? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir outras dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

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