Qualidade de Vida

02/07/2015 11:14 - Atualizado em 02/11/2016 06:20

Relaxe com 3 cachoeiras em Minas Gerais

O estado do Sudeste abriga a maior quantidade de cachoeiras do país.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para quem gosta do contato com a natureza, de fazer trilhas, mergulhar ou simplesmente relaxar com o som das águas caindo, as cachoeiras em Minas Gerais são o destino certo. A região abriga a maior quantidade de nascentes de rio do país, proporcionando paisagens e passeios incríveis.

São várias opções de cachoeiras em Minas Gerais, que o turista pode conhecer se hospedando em apenas uma região. Além da beleza e da variedade, as cascatas também encantam pela altura, sendo que duas das cinco maiores cachoeiras do Brasil estão no estado.

cachoeiras em minas gerais

Conheça as cachoeiras em Minas Gerais

Cachoeira Casta D’Anta

Localizada na Serra da Canastra, ela está entre as cinco maiores cachoeiras de queda livre do Brasil, com uma altura de 186 metros. A Casca D’Anta é formada pelas águas do Rio São Francisco, que nasce na região e atravessa mais de cinco estados.

Devido à altura da queda, a água cai com muita força, tornando o poço principal não recomendado para banho.

A 350 quilômetros de Belo Horizonte, o acesso à parte de baixo da cachoeira pode ser feito pela Portaria 4 do Parque Nacional, localizada em São José do Barreiro. É preciso deixar o carro no estacionamento e caminhar por cerca de 1,7 mil metros.

Para chegar pela parte alta da cachoeira, o acesso é pela Portaria 1, sendo necessário descer por uma trilha íngreme com 300 metros de altura e mais de 3 quilômetros de extensão.

Cachoeira do Tabuleiro

Com o título de mais alta das cachoeiras em Minas Gerais e terceira mais alta do Brasil, ela possui uma queda de 273 metros, formada no meio de um paredão que lembra o formato de um coração. Devido a essa altura, o seu poço é bem profundo, chegando 20 metros.

A Cachoeira do Tabuleiro está localizada na Serra do EspinhaçoEla fica a 190 quilômetros de Belo Horizonte e pode ser visitada tanto pela parte de baixo quanto pela parte de cima, sendo cobrada uma taxa de visitação para entrar no parque.

Pela parte baixa, é preciso caminhar cerca de 3,5 quilômetros desde a portaria. Já para conhecer a parte alta a trilha é um pouco mais difícil: o percurso dura três horas e meia apenas de ida. Haja preparo físico! O ponto de partida é a cidade de Conceição do Mato Dentro.

Cachoeira Grande

A Serra do Cipó abriga a maior concentração de cachoeiras em Minas Gerais. A Cachoeira Grande é a principal, com quedas que se estendem horizontalmente por 50 metros, atingindo uma altura máxima de 10 metros.

Como fica em uma área privada, é cobrada uma taxa para entrar no parque, que possui também restaurante e banheiros. A 100 quilômetros de Belo Horizonte, o acesso à propriedade é no km 95 da MG-010. Após a entrada, é preciso andar por aproximadamente 2 mil metros. A cachoeira fica próxima à portaria do Parque Nacional da Serra do Cipó.

cachoeiras em minas gerais

Outros atrativos

Além das quedas d'água, o estado de Minas Gerais também é famoso pelas cidades históricas e pela gastronomia. Antes de planejar a viagem, vale a pena pesquisar mais opções para incluir no roteiro. Lembre-se sempre de conferir as alternativas de hospedagem e transporte em cada lugar visitado.

Pronto para pôr o pé na estrada? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Belo Horizonte
trilha
natureza
turismo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ