Qualidade de Vida

23/05/2015 12:05 - Atualizado em 04/12/2016 01:58

Recupere as energias com o banho de alecrim

Banho de alecrim pode ajudar no combate ao envelhecimento precoce e tem mais benefícios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Teve um dia estressante e cansativo? Está com problemas no trabalho e em casa? Um banho de alecrim pode ser a chave para o seu relaxamento após uma rotina desgastante. A erva possui ação que estimula impulsos físicos e mentais, combatendo a ansiedade, o reumatismo e até mesmo aliviando sintomas da depressão.

Para aproveitar os benefícios do alecrim, além do chá, você pode utilizá-lo no banho. Quando usa a planta na banheira ou após a ducha, você consegue relaxar e receber melhorias por todo o corpo. Saiba como preparar um banho de alecrim para revigorar as energias.

banho de alecrim

Preparando o banho de alecrim

Não há mistério no preparo do banho de alecrim. Primeiramente, colha alguns galhos frescos da planta e lave bem antes de colocar na água do banho. Depois, coloque a erva dentro de um recipiente com, mais ou menos, três litros de água quente. Deixe a mistura descansar, com tampa, por cerca de uma hora.

Depois que a infusão para o banho de alecrim estiver pronta, vá para o chuveiro e tome uma ducha normal, lavando todo o corpo, inclusive a cabeça e os cabelos.

Após o banho convencional, despeje sobre o corpo a mistura com a erva antes de se enxugar. Molhe-se por completo, com exceção da cabeça. Enquanto se banha com a mistura da planta, mentalize boas energias e busque meditar mesmo que no chuveiro.

O banho com alecrim é recomendado duas vezes por mês, a cada 15 dias. É possível também tomar o chá da planta, que ajuda a controlar a ansiedade, a combater o cansaço e ainda melhora a capacidade mental.

Benefícios além do banho de alecrim

Caso você não queira tomar o banho de alecrim, ainda pode aproveitar de todas as propriedades medicinais de outras formas. Originária do Mediterrâneo, a erva tem folhas verdes em formato de agulhas com flores azuis ou roxas.

Ela pode ser usada como um remédio natural, seja na forma de infusão ou como tempero para realçar o sabor dos alimentos. Por seu cheiro agradável, costuma ser usada também como aromatizador nas refeições.

O chá de alecrim pode ser consumido com frequência. Ele é considerado um excelente fitoterápico, que combate sintomas de gripe e dores de cabeça. Possui diversas propriedades que aumentam a produção de neurotransmissores, que aliviam o estresse e o cansaço mental enquanto proporcionam sensação de bem-estar.

Na forma de óleo essencial, o alecrim também ajuda a limpar os pulmões e a garganta. Usado para evitar crises de asma, ele é um aliado para combater problemas respiratórios. A planta também pode ser usada em xaropes expectorantes, que aliviam a tosse.

A erva é também excelente para melhorar a circulação de sangue, possuindo propriedades que ajudam a tratar casos de hipertensão. O consumo, tanto na forma de chá ou no banho, pode equilibrar a pressão arterial.

O sistema imunológico é outro beneficiado pela planta, que possui ativos anti-inflamatórios, anticancerígenos e antioxidantes. Ela estimula a imunidade e impede que diversas doenças se desenvolvam no organismo.

É possível também evitar o envelhecimento precoce com o alecrim, que possui elementos que reduzem o inchaço e promovem a renovação das células. Com isso, a pele ganha um aspecto mais jovem, firme e saudável.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
alecrim
óleo essencial
aromatizante
relaxamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ