Qualidade de Vida

09/03/2015 03:37 - Atualizado em 07/12/2016 10:47

Prepare-se para um dia de trabalho com a meditação matinal

Praticar a meditação matinal evita o estresse, a insônia e problemas cardíacos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A meditação matinal é uma alternativa eficaz para proporcionar um dia mais tranquilo e produtivo no trabalho. Fazer o exercício pela manhã renova as energias e fornece mais disposição.

Começar o dia com as energias em desordem pode gerar imprevistos e desconfortos. Os mais comuns são a irritabilidade excessiva e o mau humor, além da sensação de que nada funciona, de retrocesso.

Quando você acorda, as vibrações do seu corpo e da sua mente ainda não foram carregadas com as preocupações cotidianas. Por isso, a meditação matinal tem resultados mais eficazes no alinhamento de energias que a prática em outros horários.

meditacao matinal

Benefícios da meditação matinal

Os benefícios da meditação matinal são vários. Além de espantar as situações de estresse, ela alivia os sintomas de ansiedade, depressão, cansaço e desânimo.

Quem sofre com problemas de insônia e outros distúrbios do sono também só têm a ganhar com o exercício. As capacidades de raciocínio, concentração, memória e foco são aperfeiçoadas e as sensações de leveza e relaxamento permanecem por todo o dia.

As pessoas adeptas à meditação também ganham benefícios físicos. Os principais são a melhora no sistema imunológico, a diminuição do risco de problemas cardíacos e respiratórios, a correção na postura corporal e o alívio de dores musculares.

Passo a passo: Como fazer meditação matinal

Ao contrário do que muitos pensam, a meditação matinal não é exclusividade de monges e praticantes do Budismo. Qualquer pessoa pode fazê-la em casa e, se preferir, nem é necessário sair da cama.

É importante fazer o exercício todos os dias, pois só assim você será capaz de sentir os benefícios. Para começar a praticar, tente acordar um pouco mais cedo que o habitual.

A meditação matinal exige concentração, silêncio e harmonia entre corpo e mente. Por isso, faça-a quando estiver sozinho. Ela segue etapas, então, se você quiser começar a fazer o exercício em casa, siga os seguintes passos:

1. Logo ao despertar, alongue-se. Coloque as pernas para cima, estique os braços, e faça movimentos diversos sem se levantar.

2. Massageie pés, mãos, pescoço e outras áreas, concentrando-se em cada uma delas para tomar consciência do próprio corpo.

3. Durante os dois primeiros passos, é importante que você se observe e volte a sua atenção exclusivamente para você mesmo.

4. Sente-se de pernas cruzadas na cama e respire profundamente por alguns minutos com os olhos fechados. Após isso, dê leves batidas na sua cabeça para ativar a sua atividade cerebral.

5. Levante-se e abra a janela para que o sol entre. Mantenha-se em pé com as pernas juntas e os olhos fechados, sempre respirando profundamente.

6. Mentalize pensamentos positivos, imaginando um dia bom e agradável.

7. Tome seu banho e faça um café da manhã leve, com frutas e cereais.

Gostou das dicas de bem-estar? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
meditação
trabalho
estresse
relaxamento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ